Corpo do artigo
>Ex-presidente do Barça leva seis anos de prisão
Josep Lluis Núñez, ex-presidente do Barcelona no tempo em que por lá passaram Figo, Vítor Baía, Fernando Couto e Mourinho (como adjunto de Bobby Robson), foi condenado a seis anos de prisão por corrupção, falsificação e coacção económica. Foram igualmente condenados a penas de prisão o filho de Nuñez e três inspectores das finanças de Barcelona.
Os crimes, que têm a ver com a actividade de Núñez enquanto construtor civil, foram perpetrados entre 1985 e 1994, altura em que o mais laureado presidente do Barcelona dirigia o colosso catalão (1978 a 2000).
A par deste caso, que apenas belisca o nome do Barça, está a correr outro processo que tem a ver mesmo com as finanças do clube. A actual direcção interpôs uma acção em tribunal contra o anterior presidente do clube, Joan Laporta, e os restantes membros da sua direcção, reclamando uma indemnização de 47,6 milhões de euros.
De acordo com o comunicado emitido pelo Barcelona, o valor da indemnização corresponde a resultados económicos negativos acumulados durante o período de gestão de Laporta e é exigida de forma solidária a todos os membros da sua direcção.
O Barcelona esclareceu que exige também 25 milhões de euros à seguradora Zurich, na sequência da subscrição de apólice de seguro por parte da anterior direção do clube, subscrita nos últimos dias do seu mandato.