Corpo do artigo
Protagonistas de um excelente arranque na actual edição da Liga ZON Sagres, FC Porto e Benfica lideram a prova em igualdade pontual (33 pontos) e são neste momento os melhores líderes dos principais campeonatos europeus. Com 13 jornadas disputadas e sem nenhuma derrota sofrida, os dois grandes têm conquistado uma média de 2,53 pontos por ronda e superam a média de 2,5 registada por Real Madrid, Manchester United e Manchester City, dupla que lidera a Premier League em igualdade pontual à semelhança daquilo que acontece em Portugal. No entanto, a boa participação nacional não se fica por FC Porto e Benfica pois o Panathinaikos, de Jesualdo Ferreira, lidera o campeonato grego ao ritmo de 2,41 conquistados por jornada. Curiosamente, esse registo chega ao vice-campeão helénico para bater os registos dos poderosos Bayern (2,17) e da dupla de líderes italiana formada por Milan e Juventus (2,12). Tendo em consideração os campeonatos europeus mais fortes, os líderes com a média pontual mais baixa são o Paris Saint-Germain (França) e o Anderlecht (Bélgica), ambos com 2,10 pontos conquistados por jornada, registo que supera por muito pouco os 2,08 alcançados pelo Sporting.
Em termos de diferença de golos a história muda de figura e os portugueses já não são os líderes em termos europeus. Com um saldo positivo de 24 golos, o FC Porto leva vantagem sobre o Benfica (19), mas os números obtidos pelos dois líderes da Liga ZON Sagres está muito longe do registado pelo Real Madrid. Com uma máquina ofensiva formada por jogadores como Ronaldo, Higuaín, Benzema e Di María, a equipa de José Mourinho termina o ano com um impressionante saldo positivo de 41 golos (56 marcados contra 15 sofridos) e pulveriza os registos alcançados por City (+38), United e Bayern (ambos com +33) e PSV (+29), embora os clubes ingleses ainda tenham jogos para disputar este ano.
Porém, os números de outro planeta alcançados pelo conjunto merengue não chegam para coroá-los como os melhores neste capítulo específico. Com um saldo positivo de 42 golos (apenas mais um do que o Real), o Barcelona é o clube com melhor diferença de golos do Velho Continente apesar de estar no segundo lugar da liga espanhola a três pontos do rival de Madrid.
Restam quatro invencíveis por derrubar
Numa altura em que se aproxima a entrada no novo ano, só existem quatro equipas europeias, duas delas portuguesas, que ainda não conheceram o sabor da derrota nos respectivos campeonatos. Benfica e FC Porto são os representantes nacionais neste lote restrito, com especial destaque para os encarnados, que, antes da derrota com o Marítimo para a Taça de Portugal, eram a única equipa a participar nas competições europeias que continuava invicta na presente época. Em Itália, a Juventus tem-se salvo das derrotas na Serie A com um elevado número de empates (sete em 16 jogos), enquanto o Dínamo de Kiev, último dos invencíveis, lidera o campeonato com um saldo de 16 vitórias e quatro empates.
2,53
A média pontual registada por FC Porto e Benfica nas 13 jornadas da Liga ZON Sagres. Real Madrid, Manchester City e Manchester United têm uma média de 2,5 pontos por jornada.
2,10
PSG e Anderlecht estão entre os líderes com pior média pontual da Europa.
41
A diferença de golos registada pela equipa de José Mourinho nas 16 jornadas da Liga. Esta marca faz do Real o líder europeu mais eficaz neste capítulo, mas não chega para bater o saldo de 42 golos registado pelo... Barcelona, segundo na liga espanhola.