Corpo do artigo
Visão de jogo, objectividade, poder de explosão no um para um. Eis algumas das qualidades de Christian Atsu, jogador cedido pelo FC Porto ao Rio Ave e uma promessa em notório crescimento. Chegar ao Dragão já em Janeiro é o sonho do avançado.
O melhor presente de Natal seria regressar ao FC Porto no início do próximo ano?
Sim, seria uma grande prenda. Adoraria regressar ao FC Porto, mesmo sabendo que é muito difícil acontecer. As minhas hipóteses de jogar no FC Porto nesta fase são reduzidas, mas claro que se me quiserem ficarei muito contente. Estou preparado para regressar a qualquer momento, mas estou a gostar muito de representar o Rio Ave e, se ficar aqui, também estarei feliz. Tenho sido muito bem tratado e as coisas estão correr bem para mim.
As pessoas do FC Porto têm elogiado o seu trabalho e os golos que tem marcado pelo Rio Ave?
Todas as felicitações que me chegam são através do meu agente, Graham Heydorn, que me encoraja dizendo para continuar a trabalhar no máximo. Esse é o feedback que recebo, sabendo no entanto que as pessoas do FC Porto estão muito atentas ao meu trabalho.
Marcou golos, fez assistências e tem sido muitas vezes o melhor em campo. Está contente com as suas prestações?
Individualmente as coisas estão de facto a correr muito bem. Penso que tenho jogado bem, mas as pessoas é que terão que avaliar o meu trabalho dentro de campo. É importante jogar bem e mostrar as minhas qualidades, mas o futebol é um jogo colectivo e temos sempre que pensar que primeiro está o trabalho de equipa. Claro que gosto dos elogios e de marcar golos, mas, sinceramente, gostava que a minha equipa estivesse melhor no campeonato, que jogasse sempre bem e estivesse muito mais acima na classificação. Tudo o que acontece de mau à equipa afecta-me e tudo o que é bom também se reflecte.
É esquerdino mas joga nas duas alas. Prefere a esquerda ou a direita?
A posição em que mais gosto de jogar, e que fiz muitas vezes no Gana, é como um verdadeiro 10. Como isso não tem sido possível e tenho jogado a extremo, encostado à linha, estou habituado e não tenho preferência entre a esquerda e a direita. Se pudesse escolher jogava a 10, mas o mais importante para mim é poder jogar para evoluir.
"Não gostaria de marcar golos ao FC Porto"
O Rio Ave perdeu os dois jogos com os grandes de Lisboa, mas a estrela de Atsu brilhou frente a Sporting e Benfica. Marcou um golo e fez uma assistência contra os leões, partida que se realizou em Vila do Conde e que terminou com a derrota vila-condense por 3-2. Também facturou frente ao Benfica e até inaugurou o marcador na Luz com um grande golo, mas o Rio Ave acabou goleado (5-1). O embate com o FC Porto está marcado para Janeiro...
Depois de ter feito um golo ao Sporting, marcou também ao Benfica e logo na Luz. Qual foi a sensação?
[Risos]... Foi muito bom marcar ao Sporting e ao Benfica, dois grandes clubes portugueses. Mas claro que marcar ao Benfica teve um gosto especial, até porque, como pertenço ao FC Porto, assim consegui ajudar de alguma forma o meu clube.
Aproxima-se o jogo com o FC Porto. Também vai querer marcar um golo?
Jogo futebol e o FC Porto será um adversário como outro qualquer. Não gostaria de marcar um golo ao FC Porto, mas no futebol tudo pode acontecer e temos que estar preparados para todos os momentos.