Corpo do artigo
Está feito. Xandão vai ser jogador do Sporting. A SAD leonina recebeu ontem de manhã a documentação do contrato a ser celebrado com o atleta, com as condições previamente discutidas, já depois de a Traffic, empresa detentora de 85% do passe do jogador, ter consumado junto do São Paulo a desvinculação do central. De férias no seu rancho em Araçatuba, no interior de São Paulo, Xandão não escondeu a enorme satisfação por estar na iminência de selar o acordo de época e meia por empréstimo com o Sporting, transmitindo o seu estado de espírito a Renato Figueiredo. "Ele está muito feliz por chegar a um grande clube da Europa", revelou o agente FIFA, contactado por O JOGO.
O central, jovem e possante (23 anos e 1,93 m), que vai reforçar a defesa da equipa de Domingos Paciência, desfalcada, de momento, de Rodriguez e Daniel Carriço, dará ainda as boas-vindas a 2012 junto da família, em São Paulo, rumando a Lisboa a meio da semana para formalizar o vínculo por 18 meses com os leões, tal como deu conta Márcio Rivellino, agente com responsabilidades no negócio, em representação da Traffic, depois de confirmar o acordo pleno entre as partes envolvidas, faltando apenas a sua formalização para se concretizar. "Está tudo certo. O São Paulo e a Traffic já acertaram a desvinculação do Xandão, a documentação já chegou ao Sporting e o jogador deixa São Paulo dia 4 e dia 5 estará em Lisboa para assinar contrato", concretizou Rivellino.
Xandão, responsabilizado em larga medida pelos exigentes adeptos do São Paulo pela campanha sofrível da equipa em 2011 - terminou o Brasileirão em sexto lugar, quando costuma discutir a liderança, e não se apurou sequer para a Taça Libertadores -, deixa um dos maiores clubes brasileiros para reforçar o Sporting, "um grande clube da Europa", conforme apontou a O JOGO Renato Figueiredo, o representante do jogador, que também tem a cidadania italiana.
Apesar de chegar a Lisboa quinta-feira, Xandão não será opção para o clássico do sábado seguinte, quando o Sporting receber o FC Porto, pelas 20h15 de dia 7. Aspectos burocráticos, como a emissão do certificado internacional do atleta, ainda não devem estar formalizados por essa altura, e a própria inclusão do jogador no grupo de trabalho e ausência de ritmo competitivo - Xandão encontra-se de férias, após o final da época desportiva no Brasil - inviabilizam que o central se possa configurar opção para Domingos Paciência. De resto, tal como Márcio Rivellino apontou a O JOGO - ver mais informação nesta página -, Xandão necessitará ainda de "cerca de dez dias" para se apresentar nas melhores condições para voltar a competir, dada a falta de ritmo, e poderá ser opção para o técnico dos leões, em princípio, apenas após a visita a Braga, a 15 de Janeiro.
Sem encargos, o Sporting consegue, assim, o segundo reforço para Janeiro, depois de resgatado ao Cercle de Brugge o médio brasileiro que evoluía por empréstimo dos leões, Renato Neto. Os direitos desportivos de Xandão são cedidos ao Sporting pela Traffic por 18 meses, podendo a SAD acertar a contratação em definitivo por uma verba a rondar os três milhões de euros.