Corpo do artigo
O debate está lançado. Será Rafael Nadal o melhor desportista espanhol de todos os tempos? Alguma Imprensa está convencida que sim e fez ontem eco disso mesmo, depois de o maiorquino se ter sagrado campeão de Wimbledon, quatro semanas depois de ter conquistado o título em Roland Garros e ter recuperado a liderança do ranking ATP.
Curiosa é a cambalhota - não a que Nadal deu no court central do All England Club, depois da vitória na final de anteontem - do secretário de Estado do Desporto espanhol. Em Paris, logo após o quinto título de Rafa em Roland Garros, Jaime Lissavetsky afirmou, à agência noticiosa EFE, que Nadal se havia tornado no melhor desportista espanhol de sempre. Após Wimbledon, mostrou-se mais recatado: "Está a fazer história e caminha para se tornar no maior atleta espanhol de todos os tempos." A verdade é que a idade (24 anos) joga claramente a favor do detentor de oito títulos do Grand Slam, pois a sua evolução parece não ter limites.
Nestas duas páginas, O JOGO apresenta-lhe as maiores figuras do desporto vizinho. É obrigatório ter em conta um item importante: nenhum espanhol chegou a ser o melhor de sempre na respectiva modalidade, no panorama mundial. Alguns ficaram perto, como o ciclista Miguel Indurain ou o piloto de ralis Carlos Sainz. No caso do ténis, Nadal está perto deles, à porta de um Top 5 histórico.