Jesualdo Ferreira e o FC Porto oficializaram ontem a rescisão de contrato por mútuo acordo através de um comunicado enviado à CMVM. Depois de uma ligação de sucesso que durou quatro anos - nunca um treinador tinha ficado tanto tempo no clube sob a liderança de Pinto da Costa -, Jesualdo despediu-se com três vitórias no campeonato num total de seis títulos conquistados. Na hora do adeus, e pouco depois de ter rescindido o contrato, o treinador elogiou o FC Porto e mostrou-se disponível para regressar um dia: "Desejo-lhes a maior sorte do Mundo. Pegando nas palavras do presidente, também eu sinto poder dizer que estarei sempre disponível para o FC Porto". Ainda antes destas palavras, Jesualdo Ferreira deixou uma palavra de apreço para adeptos, administração, presidente, colaboradores e, especialmente, para os jogadores: "Durante quatro anos, partilhámos grandes alegrias e alguns, poucos, momentos infelizes. Guardo de todos o sentimento do dever profissional e do espírito de equipa que dedicaram ao FC Porto. A todos eles quero dizer que vou ser um treinador e uma pessoa que irá seguir as suas carreiras". O professor explicou, ainda em declarações ao site do clube, as razões para a sua saída. "Depois de quatro anos vividos de forma intensa, entendendo as regras de jogo em que treinadores e clubes se movimentam e tendo em atenção o facto de o FC Porto ter tido, pela primeira vez na história, o mesmo treinador durante quatro anos, concluímos, em conjunto, que seria melhor terminar a nossa ligação. Desta forma, o clube pode ter a liberdade que lhe assiste de configurar o seu futebol com ideias diferentes. A minha saída do FC Porto pautou-se pelos mesmos princípios com que entrei no clube", concluiu.
6
Jesualdo Ferreira deixa o FC Porto com seis títulos conquistados em apenas quatro épocas: três campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. O professor foi ainda o primeiro treinador português a conquistar três campeonatos consecutivos.
127
No final de um ciclo de vitórias, Jesualdo Ferreira realizou, em todas as competições, 188 jogos oficiais ao serviço do FC Porto: venceu 127, empatou 29 e perdeu apenas 32; o FC Porto marcou ainda 359 golos e sofreu 140.
