Corpo do artigo
André Gralha assinalou bem a grande penalidade que abriu o activo - apenas Jorge Corado acha que Schaars cavou a falta -, mas Henrique não deveria ter visto o segundo amarelo no lance sobre Capel. Unânimes, os especialistas de O JOGO entendem que o juiz deixou escapar um lance de penálti que mais cedo poderia ter dado vantagem aos leões e consideram mal exibido o amarelo a Rinaudo.
Momento mais complicado
-
Schaars foi inteligente e soube cavar o penálti, sem que o adversário o tivesse cometido. O árbitro uma vez mais baralhou-se, assinalando o que não devia. Pedro Henriques
+
Grande penalidade correctamente assinalada. Cris, com o joelho esquerdo, tocou na perna esquerda de Schaars, derrubando-o no interior da área. Paulo Paraty
+
Schaars tem a perna esquerda perfeitamente fixa ao solo e, sem jogar a bola, Cris apenas atinge essa parte do adversário, derrubando-o.
Outros casos
42' Ficou por assinalar um penálti a favor do Sporting, por falta de Varela sobre Elias?
54' Henrique foi justamente expulso com segundo amarelo?
61' Foi bem exibido o cartão amarelo a Rinaudo?
77' Onyewu beneficiou de posição ilegal no lance que acaba por resultar no segundo tento leonino? Jorge Coroado
-
Varela tocou na perna de Elias, contribuindo para a sua queda. Lance muito semelhante aos ocorridos aos 48' e aos 50' a meio-campo, mas que o árbitro aqui entendeu não assinalar.
+
Henrique teve intenção e foi deliberado no derrube sobre Capel. O cartão amarelo impunha-se, porque cortou jogada prometedora.
-
Rinaudo jogou a bola e, apesar de ter tocado no adversário, não cometeu infracção, não se justificando o livre e menos ainda a advertência.
-
A bola ressalta na cabeça de um fogaceiro e Onyewu estava em posição ilegal, tirando proveito da mesma para endossar a bola ao colega que obteve golo. Pedro Henriques
-
Lance de difícil análise. Varela tenta jogar a bola, mas não toca na mesma, acabando por chocar e derrubar Elias no interior da área. Infracção passível de grande penalidade.
-
Henrique faz obstrução com contacto de forma negligente, derrubando Capel em lance sem motivo algum para acção disciplinar.
-
Infracção apenas negligente. Na ocasião, Rinaudo empurra e derruba o jogador do Feirense, justificando-se apenas o livre directo.
+
Onyewu está em linha com o penúltimo adversário, algo apenas possível de observar com recurso às repetições. Correcta a indicação do assistente. Paulo Paraty
-
Elias toma perfeito controlo da bola e, na tentativa de o desarmar, Varela, sem tocar na mesma, acaba por rasteirá-lo numa situação em que, pelo movimento da bola, a equipa de arbitragem terá ficado com a noção de que Varela tocou no esférico.
-
O livre directo é correcto, pois há uma carga negligente de Henrique. O amarelo parece-me injustificado.
-
Não é perceptível, pela TV, alguma infracção de Rinaudo. Como tal, talvez nem a falta se justificasse.
+
A acção de Onyewu decorre da intervenção do defesa e, na dúvida, o assistente optou, e bem, por não interferir.
Apreciação global
Confirmou-se que o árbitro ainda não tem pedalada para estes andamentos. Falhou a nível técnico e demonstrou falta de pulso em situações que impunham que fosse mais determinado. Pedro Henriques
Muitas decisões correctas, mas também lances cujas decisões, no plano técnico e disciplinar, não foram tão assertivas, o que acabou por prejudicar a sua actuação. Paulo Paraty
O trio de árbitros procurou ter uma acção em favor da fluidez de jogo. Obviamente serão sempre comentados os lances mais discutíveis, mas creio que ninguém se pode justificar com a arbitragem.
