Corpo do artigo
Muito cuidadinho com o Trabzonspor, avisa Makukula, avançado português que vai começar a terceira temporada na liga da Turquia. O jogador do Manisaspor conhece como poucos o valor do adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e acha que a formação da Luz "é clara favorita" para o confronto da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas não se deve descuidar. "É essa a ideia que há aqui na Turquia, e é aquilo que se comenta entre os meus colegas de equipa. O Benfica é um clube enorme, um dos grandes da Europa, e impõe um respeito muito grande. Também por isso, os jogadores do Trabzonspor estão muito motivados. Quando a mim, acho que o Benfica é superior e tem obrigação a vencer", sentencia o ponta-de-lança.
Apesar do optimismo, o jogador do Manisaspor garante que o confronto não será nada fácil para os encarnados. "O Trabzon é uma equipa muito complicada, que gosta de jogar em contra-ataque. Eles perderam vários jogadores esta época e não sei como estão, mas no ano passado tinham um meio-campo muito bom, que fazia bem a cobertura defensiva e conseguia sair com muita rapidez para o ataque", adianta o internacional português em declarações a O JOGO.
Para esta qualidade muito contribui a acção do argentino Gustavo Colman, "o grande motor do meio-campo" do Trabzonspor. "Faz lembrar Maniche nos seus melhores tempos: não sendo muito rápido com a bola nos pés, acelera muito o jogo com os seus passes e faz jogar toda a equipa", explica o melhor marcador da liga turca em 2009/10, ao serviço do Kayserispor, ele que destaca também a velocidade do ataque, onde sobressai o nome do jovem Burak Yilmaz. "É um avançado muito rápido e habilidoso", assegura, lembrando a saída de Jajá, "outro jogador muito talentoso, brasileiro, que foi para os Emirados Árabes Unidos".
Resta a defesa, por norma o sector mais fraco de quase todas as equipas turcas. "É verdade, costuma ser o maior problema das equipas daqui", concorda o jogador do Manisaspor, abrindo uma excepção para o Trabzonspor. "Até acho que eles, até pela sua qualidade táctica, são a equipa que melhor defende na Turquia", esclarece. Aliás, para Makukula, o onze de Senol Gunes é a "equipa mais organizada em termos tácticos no futebol turco".