Corpo do artigo
André Villas-Boas já ganha troféus no Chelsea. O ex-técnico do FC Porto levou os blues ao triunfo no Barclays Asia Trophy, ao bater na final o Aston Villa por 2-0 (havia ganho nas meias-finais por 4-0 ao Kitchee, o campeão de Hong Kong). O conjunto londrino soma agora seis vitórias nesta pré-temporada (registo imaculado), com um animador saldo de 15 golos marcados e zero sofridos. Ontem, porém, houve um upgrade no triunfo dos blues: Fernando Torres marcou.
O Chelsea, de resto, nem deu tempo ao Aston Villa para respirar. Com Bosingwa em campo (alinhou os 90') e uma linha atacante constituída por Sturridge, Anelka e Malouda (Torres e Drogba começaram no banco), os blues praticamente entraram a vencer: numa jogada de insistência após remates de Anelka e Malouda, o jovem McEachran abriu o marcador logo aos 35 segundos, rematando já na pequena área dos villains.
A primeira parte foi claramente dominada pelo vice-campeão inglês, que por diversas vezes colocou à prova o veterano Shay Given (novo guarda-redes do Aston Villa). O guardião irlandês esteve quase sempre intransponível, adiando ao máximo o segundo golo dos blues.
A segunda parte traria Drogba, Torres... e o golo, apontado pelo avançado espanhol, que tem sido sobejamente criticado pela fraquíssima contribuição goleadora ao serviço do Chelsea - marcou apenas um golo em 18 jogos oficiais nos blues. Desta vez facturou na primeira vez que tocou na bola, desviando um remate de fora da área de Malouda. No final do encontro, El Niño mereceu os elogios de Villas-Boas, embora o técnico português tenha preferido, como já é seu hábito, focar o discurso no colectivo.
"Fico feliz com quem quer que marque. Tivemos algumas boas oportunidades, do Fernando [Torres], do Anelka, do Daniel [Sturridge], e estamos felizes por a equipa estar a ser capaz de as concretizar", salientou o técnico.
No outro jogo do dia, destinado a atribuir os terceiro e quarto lugares, o Blackburn Rovers - batido pelo Aston Villa (0-1) nas meias-finais - bateu o Kitchee por 3-0. Formica (35'), Dunn (70') e Blackman (85') apontaram os golos que valeram o último lugar do pódio aos Rovers.