Corpo do artigo
A receita é simples, os resultados garantidos. Portugal só tem de repetir aquilo que fez há um ano, na caminhada que havia de conduzir a Selecção ao título da Liga Europa, conquistado em Espanha e contra os espanhóis. A única -e decisiva - diferença é o calibre dos adversários. A Finlândia, o deste fim-de-semana, desde 2006 que joga a Liga Mundial. É uma equipa completa, apesar de a média de alturas não ser a habitual numa formação do norte da Europa. Mas a técnica compensa o tamanho.
Portugal não tem nada a perder. Com 18 vitórias nos últimos 20 encontros, a formação de Juan Diaz pode aproveitar um factor que, com a devida concentração, pode ser decisivo. É que este não é ano nem de Jogos Olímpicos nem de Campeonato do Mundo. Por isso, as principais equipas renovam um pouco as suas convocatórias, lançando novos valores. Com os portugueses habituados a jogar juntos há muitos anos, está tudo em aberto para chegar a um dos dois primeiros lugares, que dão acesso à próxima fase.
À equipa nacional falta apenas Nuno Pinheiro, excluído da equipa no ano passado depois de um desaguisado com o presidente da federação, Vicente Araújo. Uma ausência de peso, de um dos melhores distribuidores mundiais, recém-sagrado campeão em França, mas algo compensada com o regresso de Hugo Gaspar, resgatado ao voleibol de praia.
A Finlândia, que já é conhecida e hoje defronta Portugal (16h00), será o mais acessível dos três rivais. Por isso, na Póvoa de Varzim vão procurar-se duas vitórias para se dar o impulso certo.
Calendário
DataJogosLocal
28 e 29 MaioPortugal-FinlândiaPóvoa de Varzim
3 e 4 JunhoPortugal-ArgentinaPóvoa de Varzim
10 e 11 JunhoSérvia-PortugalBelgrado e Novi Sad
18 e 19 JunhoArgentina-PortugalCatamarca
25 e 26 JunhoPortugal-SérviaPóvoa de Varzim
30 Jun. e 1 Jul.Finlândia-PortugalTampere