Corpo do artigo
>Manuel Machado
"É importante não sofrer mas também conseguir marcar"
O treinador do Guimarães, Manuel Machado, discordou do favoritismo atribuído pelo homólogo dinamarquês, Glen Riddersholm. "O Vitória não é favorito. Acho que as duas equipas têm hipóteses semelhantes no jogo de amanhã [hoje]", disse logo a abrir, destacando depois o argumento principal do Midtjylland. "O que mais temo é o colectivo. Jogam num sistema clássico de 4x4x2, com duas linhas e mais dois avançados rápidos. Além disso, têm uma defesa estável e madura, formando um bom colectivo", justificou.
A equipa portuguesa vai realizar em Herning o primeiro jogo a sério da temporada, em contraponto aos quatro jogos já realizados pelo Midtjylland (dois no campeonato e dois na segunda pré-eliminatória da Liga Europa), algo que é levado em conta por Manuel Machado. "A calendarização foge-me da mão. É uma situação que não nos dá vantagem, mas mesmo assim as hipóteses são semelhantes para ambas as equipas. Vimos os quatro jogos e, pelo que observei, o equilíbrio marcará este jogo. Será tão importante não sofrer golos como marcá-los", observou o treinador.
Ainda em fase de testes, naturais na pré-temporada, Manuel Machado sabe que a equipa não está na máxima força. Ainda por cima houve lesões que afectaram o sector recuado do Vitória e a preparação da equipa com todas as suas peças, prejudicando a competitividade e diminuindo as escolhas do treinador. "Nada é como realmente queremos e estamos a tentar melhorar as coisas. Houve quatro lesões no bloco defensivo com os problemas sentidos pelo Tony, Alex, Bruno Teles e Freire. São imponderáveis que acontecem", afirmou. Mais recentemente, João Paulo também se lesionou, embora tenha recuperado a tempo. Isso mesmo foi confirmado pelo treinador do Vitória. "O João Paulo está apto e vai treinar. A lesão está debelada", disse. Ou seja, o defesa-central vai mesmo jogar de início, ao lado do maliano N'Diaye.