Corpo do artigo
A pré-temporada arranca oficialmente apenas a 4 de Julho, mas já está a trabalhar na Academia. Antecipou o fim das férias porquê e para quê?
Tenho de recuperar tudo o que perdi com a longa paragem na época passada. Continuar a perseguir novas metas em termos de progressão é um objectivo que exige um trabalho colossal e grande disponibilidade da minha parte. Sei disso e estou pronto para esse desafio todos os dias. Também não excluo a possibilidade de na pré-época não fazer rigorosamente tudo o que os meus colegas vão fazer. Não é líquido que consiga fazer sempre três treinos diários, mas essa é uma questão que terá de ser analisada em conjunto. O que pretendemos para este período é, de uma forma profissional e sensata, controlar as cargas para que não se repita a experiência negativa do passado. Trabalho com bola, corro, faço exercícios no ginásio... Essa preparação consome-lhe quantas horas por dia?
Ah, isso é um segredo da equipa [risos]. Não sei, não sei... Não controlo as horas, não ando de cronómetro na mão. Temos um programa e cumprimo-lo treinando uma vez por dia. Quando está em treino e/ou em jogo, pensa no joelho direito?
Não, nada me limita. Sei que tive uma lesão grave, mas isso não está na minha cabeça, não me retraio. Nem lhe alterou a forma e o seu estilo de jogar?
Trabalho todos os dias para me superar e para conseguir estar no meu nível mais alto - e até para ser ainda melhor. Quero ficar mais forte, mais rápido, com mais capacidade física, porque só assim posso ajudar a que os resultados também apareçam no que depender de mim.
"Gosto mais de jogar pela zona central"
Aprecio actuar mais nas zonas centrais. Em 4x4x2 ou 4x2x3x1?
Não me leve a mal, mas essa questão não é da minha competência. Estou sempre disponível para jogar nas posições em que os treinadores entenderem, isso para mim nunca foi nem será um problema. Se me pergunta onde gosto mais de jogar, eu respondo; se o treinador algum dia me questionar sobre isso, vou dar-lhe a mesma resposta. Mas quem tem de ver as necessidades da equipa é o treinador. E eu terei de jogar onde for mais importante para a equipa e não para mim.