Corpo do artigo
Dono de um apelido francamente sugestivo para quem actua como defesa-central, Rodrigo Defendi viajou em segredo para Portugal na terça-feira e assinou ontem por três épocas pelo Guimarães. Por pouco não assistiu à partida da sua futura equipa para o miniestágio em Quiaios, com vista à preparação da final da Taça de Portugal. Tudo aconteceu durante a manhã, praticamente em simultâneo. Enquanto o autocarro do clube deixava o Estádio D. Afonso Henriques ao som das palmas dos adeptos, o jogador brasileiro, de 24 anos, oriundo do Paraná, apresentava-se no Complexo da Unidade para formalizar a sua ligação aos minhotos, garantindo pouco depois ao sítio oficial do clube que irá "fazer história". "Não vim para passear, vim para jogar. Tenho muita garra, não existe bola perdida para mim. A torcida vai adorar. Sempre foi assim por todos os clubes por onde passei", assegurou.
A atitude guerreira de Defendi, produto da formação do Cruzeiro, já não será novidade pelo menos em Inglaterra e Itália, pois representou Tottenham, Udinese, Roma e Avellino entre 2004 e 2009, regressando ao Brasil em 2010 para defender as cores do Palmeiras. Preparado para uma segunda experiência europeia, o central de 1,88 metros acredita que conseguirá vingar ao serviço do Guimarães, sem correr qualquer risco de acabar emprestado, como aconteceu no Calcio. "Era bastante novo, agora sou mais experiente, apesar da minha juventude. Com a ajuda e a força dos adeptos, vou ter tudo para crescer", testemunhou.
Encantado como o novo clube, Defendi regressou ao Brasil com firme intenção de assistir, à distância, à final do Jamor. "Pela televisão ou internet, vou torcer pelos meus companheiros", prometeu. Por essa altura, já os destinatários estariam bem longe.
B.I.
Rodrigo Defendi
Idade: 24 anos
Altura: 1,88 m
Peso: 80 kg
Clubes anteriores: Cruzeiro (2004), Tottenham (2004/05), Udinese (2005/06), Roma (2006/07), Avellino (2007 a 2009), Palmeiras (2010), Paraná (2011)
Leonel Olímpio oficializado como reforço
O regresso do Guimarães à Liga Europa já se manifesta nos reforços garantidos para a nova época: Paulo Sérgio (ex-Olhanense), Leonel Olímpio (ex-Paços de Ferreira) e Rodrigo Defendi (ex-Paraná). O segundo, fechado na passada sexta-feira, conforme deu conta O JOGO, foi oficialmente anunciado ao mesmo tempo que Defendi. A exemplo dos outros dois jogadores, Leonel Olímpio assinou por três épocas e, de certo modo, compensará a ausência de Edson Sitta, ainda a recuperar de uma grave lesão, enquanto este não se apresentar na plenitude da sua forma. Um "10" e um avançado também constam dos retoques a efectuar no plantel.
