Corpo do artigo
O Benfica quer Danilo e Danilo quer o Benfica. Ao que O JOGO apurou, o médio tem estado a par das negociações entre as partes e, sabendo que o Santos recusou a proposta oficial dos encarnados - o papel timbrado chegou ao emblema de São Paulo na última segunda-feira -, reforçou a sua vontade de deixar o clube rumo à Europa. Aliás, por esta altura o polivalente médio é mesmo uma "arma" importante com a qual os encarnados vão contando para desbloquear a situação, uma vez que já comunicou aos dirigentes paulistas que pretende deixar o Brasil rumo à sua primeira experiência europeia, e concretamente na Catedral, que considera ser uma boa montra para um eventual salto (ainda) maior.
Danilo já se vê totalmente pronto para atravessar o Atlântico e brilhar no Velho Continente, depois de até ter feito o gosto ao pé na final da Taça Libertadores, onde defrontou Urreta, então no Peñarol. A caminho do Mundial de sub-20, o jogador espera ver a sua situação resolvida bem antes de seguir para a concentração da selecção canarinha e, não obstante ter absoluta confiança no seu empresário, Bruno Misorelli, já lhe pediu para tudo fazer no sentido de poder rumar à Luz.
A SAD encarnada lançou uma proposta oficial na ordem dos seis milhões de euros pelo jogador, mas esta foi prontamente recusada pelo Santos. Tal como O JOGO adiantou na última edição, o emblema da Luz ainda vai subir a parada e, apesar de não querer entrar em leilão pelo médio, está disposto a abrir um pouco mais os cordões à bolsa. O problema é que os responsáveis do Santos também estão determinados em fincar o pé e não perder o jogador. O clube de São Paulo, sabe O JOGO, pode cobrir toda e qualquer proposta feita por Danilo - basta igualar o valor apresentado - mesmo que acima da cláusula de rescisão para o exterior, cifrada nos 6,6 milhões de euros. Significa isto que, mesmo com forte investimento benfiquista, o emblema de Vila Belmiro poderá sempre acompanhar a parada... até ver.
Contas feitas, o grande aliado das águias será mesmo Danilo, que aos 19 anos está decidido em dar o salto para a Luz e juntar-se a outros compatriotas que bem conhece, casos de Luisão ou Bruno César, por exemplo. Atento a todo o desenrolar das negociações está, entretanto, o América, detentor de 25 por cento dos direitos económicos do jogador. Os restantes 75 por cento estão divididos entre o Santos e o grupo DIS/SONDA, que procura igualmente colocar o jogador no Benfica, à semelhança do que fez recentemente com Bruno César. Nos próximos dias a situação deverá ficar definida.
AC Milan espera revisão legal para avançar
O Benfica terá de ser rápido se quiser garantir os serviços de Danilo. É que o AC Milan também está muito interessado no jogador e já tem tudo preparado para avançar com uma proposta oficial junto do Santos. O diário transalpino "Gazzetta dello Sport" voltou ontem a dar amplo destaque ao alvo benfiquista e, de acordo com o jornal, os campeões italianos só esperam mesmo pela revisão dos regulamentos federativos, que todos esperam ver aumentar a possibilidade de compra de extracomunitários de um para dois jogadores, que deverá acontecer no dia 5 do próximo mês. Nesse caso, já será possível avançar em força para Danilo.