Corpo do artigo
A Castrol publicou o ranking actualizado (Janeiro a Dezembro de 2010) dos jogadores que actuam nas cinco ligas principais da Europa. Cristiano Ronaldo passou a ter 965 pontos e manteve o segundo lugar. A tabela é liderada por Messi, pelo oitavo mês consecutivo, mas tanto Lampard como Berbatov e Villa registaram subidas importantes e aproximaram-se do topo. Ronaldo (2º), Nani (18º) e Ricardo Carvalho (33º) continuam a ser os únicos portugueses entre os 100 primeiros. Nani subiu duas posições e passou a ser o oitavo jogador mais pontuado na Inglaterra.
Os "Castrol Rankings" são baseados na "análise objectiva da contribuição de cada jogador em cada partida das principais ligas nacionais (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) e da Champions League nos últimos 12 meses". Os analistas utilizam "tecnologia altamente avançada para medir cada passe, cada 'tackle' e cada movimentação de mais de dois mil jogadores", aproveitando os dados de performance desportiva recolhidos pela OPTA.
O ranking continua a ser dominado por jogadores da Premier League (nove jogadores no Top 20) e da liga espanhola (oito no Top 20). O Real Madrid tem oito jogadores no Top 50. O Barcelona tem sete, o Manchester United cinco, o Chelsea quatro e o campeão europeu apenas um - Júlio César (20º). O jogador do Inter continua a ser, aliás, o guardião mais pontuado (Eduardo ocupa a 782ª posição do ranking geral e é apenas o 78º entre todos os guarda-redes). A Ligue 1 francesa tem somente seis jogadores no Top 100 (Lucho González, no 66º geral, é o segundo melhor do campeonato francês). Treze espanhóis, seis brasileiros, cinco argentinos, três da Alemanha, da Holanda e de Portugal - e curiosamente apenas dois franceses - estão entre os 50 melhores. O argentino Di María ocupa o 391º posto. A lista completa inclui 35 jogadores nacionais, mas em breve passará a contar com apenas 31 dadas as transferências de Hugo Almeida, Simão, Manuel Fernandes e Marco Ramos para outras ligas não abrangidas no ranking.