Corpo do artigo
O primeiro reforço do Sporting no mercado de Janeiro, Cristiano, ex-pupilo de Paulo Sérgio no Paços de Ferreira, está nas nuvens com o regresso a Portugal para ingressar num dos três grandes nacionais, conta a O JOGO o pai Gilson.
O extremo-esquerdo de 27 anos, que chega livre após ter rescindido com o PAOK, será apresentado esta tarde, e antes que o próprio conte em conferência as emoções que viveu nas últimas horas já o progenitor revela o seu estado de espírito ao nosso jornal: "Está muito contente e feliz, é uma equipa de projecção internacional e era uma oportunidade muito esperada. Daquelas que todo o jogador sonha. Agora sente-se realizado."
Gilson recorda com alegria e nostalgia os tempos em que Cristiano era um "moleque" a crescer na longínqua Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, no interior do Brasil, e explica que já nessa altura vivia para o futebol, quer quando estava na escola... ou quando fugia desta!
"Começou a jogar aqui na terra, em Manaus, no Nacional, que depois o emprestou ao São Raimundo, da Série B. Depois foi para o Paços e para o PAOK. Quando era muito jovem foi sondado por grandes do Brasil, mas o Nacional nunca o liberou. O Sport Recife veio cá e nada", conta Gilson, que passados todos estes anos já nem guarda rancor algum ao clube que formou Cristiano.
Quando era criança, contudo, Cristiano não tinha qualquer ambição de jogar na Europa, como hoje sucede com qualquer miúdo brasileiro. Cresceu a ver jogadores como Zico, Bebeto, Romário, Sávio e muitos outros a brilhar no popular Flamengo, e era essa a camisola que algum dia gostava de vestir, a par da verde e amarela do Brasil: "Ele tinha o sonho de jogar no Flamengo! Escreveu uma história na escola, de que a professora gostou muito, em que relatava que era jogador do Flamengo e marcava o golo que dava o título de campeão. Sempre foi fogo de bola. A história dele é o futebol. Fugia da escola para jogar! Outra ambição é chegar à selecção brasileira, ainda tem 27 anos..."
Há uns anos, Gilson visitou o filho em Portugal e viu-o a brilhar no Dragão, e já planeia o regresso: "Em Setembro, quando ele já se tiver afirmado no Sporting, de certeza que vou a Portugal outra vez."