Corpo do artigo
O Farense é o líder incontestado da Série F da III Divisão. Tem cinco pontos de avanço sobre o segundo classificado, não perdeu vez nenhuma (sete vitórias e três empates) e pertence-lhe, ainda, o melhor ataque e a melhor defesa. Um registo que leva o treinador Manuel Balela a destacar "a entrega dos jogadores e a humildade posta por eles nos treinos e nos jogos". "Estão à altura do desafio, sem acusar a responsabilidade de andar na frente e sentindo o que é representar o Farense", diz a O JOGO.
A subida de divisão é, de resto, o único objectivo da época, assumido por tudo e todos, com a clara noção que não há mais tempo a perder nesta caminhada para repor Faro no mapa do futebol. Ninguém quer, aliás, falar muito do passado, com a certeza que os erros de outrora e a queda nos distritais, depois de anos a fio ombreando com os melhores, serviu de lição.
"Continuamos a reorganizar o clube e a negociar dívidas com o Fisco, Segurança Social e outros credores", admite o presidente António Barão, que tem esperança de ter boas notícias para os sócios na AG de sexta-feira. "Em cerca de dois anos reduzimos o passivo de nove para dois milhões e meio de euros", pormenoriza, dando conta da actividade que fiscalistas e advogados têm desenvolvido para "devolver a credibilidade ao Farense" e realçando que falta "liquidez financeira" mas há "património".
Os adeptos acompanham sempre a equipa, um apoio que Manuel Balela enaltece e que "motiva os jogadores". Os ordenados estão em dia e as condições de trabalho melhoraram, com muitos treinos a serem no Complexo da Penha, para poupar o relvado do S. Luís. "O plantel tem valor e dá garantias. Queremos entrar na segunda fase com o maior número possível de pontos", realça o treinador.
Com formação nos grandes
O capitão dos leões de Faro, Luís Afonso, tem 28 anos, é médio e esteve seis épocas no FC Porto, dos juvenis à equipa B. Por seu turno, Pedro Eugénio, 21 anos, lateral-direito, representou Sporting e Benfica nos escalões de formação. São ambos naturais da capital algarvia e, pelos três grandes, conquistaram títulos e honrarias. Agora só têm um pensamento: subir o Farense.
