Com uma exibição de gala - amplamente elogiada pela crítica e no ciberespaço por adeptos - o médio internacional argentino Fabián "Fito" Rinaudo, futuro jogador do Sporting, foi decisivo no empate (2-2) conquistado pela sua actual equipa, o Gimnasia de La Plata, na madrugada de ontem, que deixou o "lobo" fora dos lugares de descida directa à divisão inferior. O exímio recuperador de bolas, de 24 anos, assinará pelo emblema de Alvalade no final da competição no seu país - cujo calendário ainda está em aberto devido à possível participação na liguilha para apurar as equipas despromovidas -, por um valor a rondar os 500 mil euros (50% do passe) e com contrato não inferior a quatro temporadas. Contudo, o jogador recebeu ontem uma má notícia, pois apesar de ser chamado várias vezes pelo seleccionador Sergio Batista, ficou de fora da lista da Argentina para a Copa América que se disputa em Julho.
No desafio da madrugada de ontem, com uma das equipas que luta pela conquista do título, o "modesto" Godoy Cruz, Rinaudo foi considerado uma das figuras. Começou tímido, desaparecido do jogo, mas assumiu papel relevante a partir da altura em que a equipa teve de correr atrás do resultado e precisava de fibra e garra. Dominou o miolo ao estilo pitbull na fase defensiva, com valentia, e com classe na hora de sair a jogar, de cabeça levantada e sempre com muita calma e tranquilidade, sem tremer. A distribuição de jogo foi feita com critério e inteligência, fazendo a equipa funcionar colectivamente. Foi a alma do meio-campo e da equipa, o pêndulo que deu equilíbrio mas que sabe também jogar, ser duro, incansável e cerebral. Na segunda parte, ficou com a braçadeira de capitão, que usou mostrando em campo elegância combinada com dureza e coragem. Já na fase do desespero, com o apito final e a derrota a aproximarem-se, ajudou de forma decisiva a empatar: primeiro roubou a bola em situação ofensiva, depois rompeu em força e iniciou a jogada do empate, aos 90'+1'.
Com a divisão de pontos, o Gimnasia de La Plata saiu da zona de despromoção directa, mas ficou nos lugares de acesso à liguilla. Com a descida directa, a época para Rinaudo acabará dia 19, mas se tiver de fazer ainda mais dois jogos para salvar a equipa da descida, acaba no dia 26. Depois disso, poderá viajar finalmente para Lisboa para fazer os exames médicos e vincular-se ao Sporting... até porque como já foi referido anteriormente, não terá a possibilidade de continuar a competir em 2011/12 na Copa América, pois ficou de fora das escolhas finais de Batista. Assim, ficam a "ganhar" os leões, que recebem o jogador já na pré-temporada.
Coragem, figura, incansável, cão de fila...
A actuação de Rinaudo neste último desafio foi muito elogiada. O comentador de televisão disse em directo ter feito um "trabalho impressionante", e nos jornais e no ciberespaço ainda há mais. O "El Dia", de La Plata, escreveu sobre o médio, a quem atribuiu nota sete: "Gimnasia teve garra, coragem, valentia. Teve em Rinaudo, a figura do jogo, o jogador que sintetizou tudo isso. Incansável. Deu o que tinha a dar em cada lance. Não tremeu quando teve de marcar com dureza. Deu saída permanente. Fito também foi um cão de fila no círculo central e colaborou com a grande exibição de Capurro..."
