Corpo do artigo
O Boxing Day (feriado inglês de 26 de Dezembro) é uma jornada mítica na Premier League onde, juntando-se a ela a ronda seguinte, que é a última do ano, há uma grande tradição. Aqui, nestes dois jogos em meia dúzia de dias, não se decide o título, mas dá para tomar o pulso às equipas que podem realmente ser campeãs de Inglaterra. Nas 19 épocas de Premier League (desde 1992/93), em 11 delas o líder do campeonato no início do ano foi quem se sagrou campeão. Nesta altura, o milionário Manchester City está à frente e, se conseguir defender o avanço sobre o rival United nas duas rondas que faltam até ao adeus de 2011, tal será um feito único na história dos citizens. Os pupilos de Roberto Mancini têm, aqui, uma grande oportunidade de mostrar se têm ou não estofo de campeão.
Para já, no entanto, o City tem uma ronda dupla fora de casa que se adivinha dura. Hoje a visita é ao terreno do West Bromwich e, a 1 de Janeiro, terá um embate em Sunderland. Quando ao Manchester United, apenas a dois pontos do líder, terá duas jornadas perante o seu público e frente a adversários teoricamente acessíveis (Wigan e Blackburn). A tradição diz que a equipa de Nani não costuma falhar muito nem na ponta final dos anos nem nas segundas voltas. Por exemplo, desde que há Premier League, o United foi campeão 12 vezes: em metade delas entrou para o novo ano já à frente de toda a concorrência. O último exemplo disso foi na época passada.
A tradição que parece ligar líder de Janeiro ao título já teve um protagonista português: nos títulos de 2004/05 e 2005/06, o Chelsea também liderava nesta altura...
Equipa de Nani adora esta época
Os números não enganam e são reveladores da força com que o Manchester United do português Nani aplica nas duas jornadas finais do ano. Considerando apenas as épocas desde 2004/05 (primeira de Mourinho no Chelsea), os Red Devils ganharam 13 dos 16 jogos disputados (Boxing Day e última ronda do ano), empatando dois e só perdendo um. Logo a seguir vem o Chelsea, com nove vitórias, seis empates e uma derrota no mesmo período. Já o Manchester City, tem oito triunfos, cinco em empates e três derrotas.