Corpo do artigo
Ao olharem para a exibição do Sporting no dérbi da Luz, apesar da derrota, os adeptos leoninos ficam cheios de esperança e alimentam a ambição de lutar e conquistar o título de campeão nacional, objectivo que merece um incremento de qualidade, em particular no centro da defesa. Essa é a opinião da maioria de ilustres figuras com história no emblema de Alvalade que prestaram o seu depoimento a O JOGO.
Manolo Vidal, ex-dirigente, é o mais contundente no que ao reforço do plantel diz respeito, apontando como "necessidade" a aquisição de novos craques, tudo porque vê nas ausências de Rinaudo e Jeffrén, por lesão, males de monta no esquema de Domingos Paciência, mas sobretudo a falta de "um André Cruz que dê solidez e carácter", carências que importa colmatar. Augusto Inácio, técnico campeão nacional em 1999/2000, não teria chegado à vitória sem o central brasileiro, César Prates e Mbo Mpenza, pelo que alinha pela opinião do histórico dirigente, mas pede apenas esse tal central de qualidade e outro Rinaudo. Venâncio, ex-capitão, quer ver um "jogador feito" a entrar de caras no eixo defensivo, porque "Onyewu não pode estar em todo o lado".
É certo que Delfim e Fernando Mendes, ex-atletas, não vêem necessidade de a SAD investir em Janeiro, mas partilham a opinião das restantes personalidades consultadas por O JOGO sobre o sentimento que sobressaiu entre a nação leonina após o encontro com o rival Benfica. A explicação para uma derrota com sabor a vitória está, apontam, na "entrega e abnegação" que os atletas evidenciaram num encontro onde "faltou sorte". "Depois de um início tão fraco, há renovadas esperanças que não se perdem por uma derrota", lembra Manolo Vidal, mas Fernando Mendes pôs um pé no travão da euforia que Delfim não esconde ao assegurar: "O Sporting tem sido uma agradável surpresa e pode lutar pelo título até ao fim!"
O QUE HÁ E O QUE FALTA
1
O Sporting perdeu o dérbi, mas pela reacção dos adeptos, parece que o ganhou. Como se explica isto?
2
Atendendo ao rendimento apresentado (até na prova de fogo), a equipa necessita de reforços em Janeiro para discutir o título? Para que posições?
Augusto Inácio: "É necessário um central e um pivô defensivo"
1
Explica-se com o facto de a equipa ter dado tudo em campo para conseguir a vitória. Jogou bem e teve atitude, os adeptos reconheceram o esforço dos jogadores. O resultado não foi o melhor, mas a forma como a equipa se apresentou e jogou não deixou margem para que algo lhe seja apontado.
2
É preciso não esquecer que o Sporting já fez um grande investimento no início de época e tem vindo a jogar muito bem. É natural que se possa fazer algum reajustamento em Janeiro, mas isso dependerá sempre das lacunas que forem identificadas pelo treinador. Olhando de fora, parece-me que talvez seja necessário um defesa-central, mas também há a situação do pivô, caso de Rinaudo, que se lesionou com gravidade, pois nota-se um défice na fase de construção, ainda que os jogadores que estão no plantel se entreguem e tenham qualidade. É natural que seja contratado algum médio.
Manolo Vidal "Um médio, um extremo e um central"
1
Na realidade, as pessoas devem estar contentes com a prestação da equipa, que foi razoável, não óptima. Às vezes vamos à Luz à espera de levar três ou quatro... Não estamos contentes, só um pouco raivosos. Não foi uma desilusão total. Os adeptos confiam na equipa. Depois de um início tão fraco, há renovadas esperanças que não se perdem por uma derrota. Não fiquei muito desiludido.
2
Penso que sim. Sobretudo no meio-campo, por causa da lesão de Rinaudo, com a qual não se contava, e ele faz muita falta. E no meio-campo, talvez extremos também, porque Jeffrén tem estado muito tempo lesionado. E na defesa faz falta um central, um André Cruz que dê solidez e carácter.
Delfim
"Sou contra o mercado de Janeiro"
1
Demonstra o bom desempenho que o Sporting teve no jogo, apesar do resultado. Reflecte igualmente o bom estado em que está a equipa, que apresenta regularidade. Os adeptos gostaram do que viram e da forma como os jogadores lutaram.
2
Sou sempre, por princípio, contra o mercado de Janeiro ou de Inverno. Poucas vezes os jogadores contratados acrescentam alguma coisa à equipa; é difícil alguém chegar e adaptar-se. Se não houver qualquer lesão grave, acho que não se justifica. É claro que houve o caso de Rinaudo, mas penso que o actual plantel tem soluções com capacidade para desempenhar a função. O Sporting não precisa de se precipitar em contratações de Janeiro. No arranque da época diria que o trabalho mais difícil era o do Sporting, pois Benfica e FC Porto já estavam estruturados, com as máquinas oleadas. O Sporting reformulou o seu plantel e, mesmo com a escassez de dinheiro, tem sido uma agradável surpresa e pode lutar pelo título.
Venâncio "Onyewu não pode estar em todo o lado"
1
Há três épocas que a equipa não se apresentava competitiva. Perdeu-se, é certo, mas a equipa lutou até ao fim e a esperança dos adeptos em que a luta pelo título seja até ao final da época mantém-se.
2
Acho que a zona central da defesa precisa de ser reforçada. É preciso um central de nome, que se imponha e que ensine quem lá está. É necessário um jogador feito. Continuamos a sofrer golos de bola parada, mas Onyewu não pode estar em todo o lado. É um jogador limitado a jogar com a bola no chão, Rodriguez não está bem, e já se sabe que ninguém pode atacar se não tiver uma boa retaguarda.
Fernando Mendes "Reforços? Jeffrén e Izmailov"
1
Dá a ideia que a equipa ganhou, é um resultado injusto, o empate era o mais adequado. O Sporting provou que está mais forte do que nos últimos anos e o Benfica foi mais feliz, porque mais eficaz. Mas não entro em euforias.
2
Não me parece que o Sporting precise de reforços, pois tem dois jogadores por posição e soluções válidas. Os bons "reforços" que são precisos chamam-se Jeffrén e Izmailov.