Corpo do artigo
O Rio de Janeiro acolheu ontem o sorteio da fase de qualificação para o campeonato do mundo de 2014, a disputar no Brasil. E aquilo que se pode dizer é que Ronaldo - o Fenómeno tirou a bolinha com o nome de Portugal - deu sorte, porque a Selecção Nacional ficou num grupo (o F) bastante acessível. Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo são as selecções que a equipa das Quinas terá pela frente na caminhada rumo ao Brasil e tirando os russos, nenhum destes opositores conseguiu estar em fases finais nas duas últimas décadas, um indicador importante. De resto, a história dos confrontos de Portugal com estas selecções é claramente favorável às cores nacionais [ver cabeceira], pelo que há motivos para acreditar numa qualificação directa para o Mundial. O primeiro lugar é o único que dá o apuramento imediato, mas o segundo posto pode valer também a presença através de um play-off.
Embora falte ainda mais de um ano para se iniciarem os jogos de apuramento, Portugal é o favorito do grupo, por tudo aquilo que tem alcançado nos últimos anos - não falha uma grande competição desde o Mundial'1998 - e também pela qualidade dos seus jogadores, entre os quais se destaca, naturalmente, Cristiano Ronaldo que aos 26 anos está no auge da carreira.
Resta, pois, esperar que daqui a pouco mais de um ano, Portugal comece a justificar o seu favoritismo, sendo certo que se os opositores não são temíveis e não metem medo, as longas viagens à Rússia, Azerbaijão e Israel colocam sempre dificuldades acrescidas.
Quanto ao restante sorteio da zona Europeia, o destaque tem de ir naturalmente para o Grupo I, o único constituído por apenas cinco selecções. Isto porque a Espanha, actual campeã em título, terá de enfrentar a França, finalista em 2006 e campeã e 1998. Um embate escaldante em perspectiva, sendo certo que Bielorrússia, Geórgia e Finlândia dificilmente poderão fazer mais do que assistir a este grande duelo.
A Grécia, actualmente treinada por Fernando Santos, teve também um sorteio favorável, encontrando no Grupo G selecções como a Eslováquia, Bósnia, Lituânia, Letónia e Liechtenstein.
Escaldante, promete ainda ser o Grupo A, muito por culpa da presença dos vizinhos e rivais Croácia e Sérvia, além da Macedónia, outro país da antiga Jugoslávia.
ZONA EUROPEIA
Grupo A - Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedónia e País de Gales.
Grupo B - Itália, Dinamarca, República Checa, Bulgária, Arménia e Malta.
Grupo C - Alemanha, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroé e Cazaquistão.
Grupo D - Holanda, Turquia, Hungria, Roménia, Estónia e Andorra.
Grupo E - Noruega, Eslovénia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia.
Grupo F - Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.
Grupo G - Grécia, Eslováquia, Bósnia-Herzegovina, Lituânia, Letónia e Liechtenstein.
Grupo H -- Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polónia, Moldávia e São Marino.
Grupo I -- Espanha, França, Bielorrússia, Geórgia e Finlândia