Corpo do artigo
U ma vez mais, Vítor Pereira socorreu-se das respostas curtas e directas na antevisão do jogo com o Gil Vicente. A hora é de trabalhar, defendeu o treinador.
Acredita que só um FC Porto igual ao que venceu o Vitória de Guimarães poderá derrotar este domingo o Gil Vicente?
Espero um FC Porto consistente, rigoroso, a fazer um jogo sério, de qualidade, para nos exibirmos ao nível dos últimos jogos. Temos vindo a evidenciar consistência e maturidade, características que espero ver em Barcelos.
Que dificuldades pode criar o Gil Vicente, uma equipa que tem vindo a crescer ao longo da temporada?
Vamos defrontar uma equipa bem organizada, que tem provado que tem qualidade colectiva. Sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades, mas vamos a Barcelos com o objectivo claro de trazer três pontos.
Assistiu ao jogo entre o Manchester City e o Liverpool durante esta semana. Pelo que viu, acredita que o FC Porto tem condições para ultrapassar a equipa inglesa?
Peço desculpa, mas falarei do Manchester City na altura própria, quando o tivermos de defrontar. Hoje [ontem] falarei apenas do Gil Vicente, um adversário complicado. É nesse jogo que estamos concentrados.
Vítor Pereira relatou, há uns tempos, dificuldades de motivação desta equipa depois ter vencido tudo na última época. Acredita que o FC Porto também melhorou pelo facto de estar em segundo lugar e ter agora um desafio concreto e objectivo?
Sabemos que a nossa margem de erro diminuiu. Temos de continuar a ser sérios e rigorosos, sabendo o que pretendemos e pondo as qualidades individuais ao serviço do colectivo. Fundamentalmente, devemos sustentar o nosso jogo no colectivo para ganhar e ultrapassar as dificuldades que se seguem. Não tenho dúvidas de que este vai ser um campeonato competitivo, como tenho vindo a dizer já há muito tempo, e temos de continuar a ser regulares e, se possível, crescer a nível de comportamentos. É esse o objectivo do nosso trabalho.
Vê alguma hipótese deste campeonato não se decidir no confronto directo entre FC Porto e Benfica?
Acho que o campeonato se decide em todos os jogos. Não coloco só FC Porto e Benfica como candidatos, há mais equipas, nomeadamente Sporting, Braga e Marítimo, que têm evidenciado capacidade para lutar connosco e com o Benfica. Por isso, prevejo um campeonato competitivo até ao fim.
Concorda com a ideia, expressa por Jorge Jesus, de que o Benfica também tem muitos Hulks?
Já disse e volto a reforçar esta ideia: não estamos num momento para entrar em polémicas e falar muito. É um momento fundamental, e com uma exigência muito grande, para apresentar resultados e ganhar jogos. É nisso que estamos focados. Toda a gente tem direito às suas ideias, por isso não vou comentar.
