Corpo do artigo
O Comité Olímpico de Portugal foi o local escolhido para a apresentação da 1ªedição da Supertaça Compal Portugal-Angola, que se disputará em Luanda entre 2 e 4 de Abril. O Benfica, campeão nacional, e a Ovarense, vencedor da Taça em 2008/2009, defrontarão o 1º de Agosto (campeão angolano e vencedor da Taça) e o Petro de Luanda (finalista da Taça de Angola). O torneio tem ainda o aliciante de todos os clubes envolvidos serem renumerados pela sua participação, sendo que o vencedor arrecadará 10 mil euros, o segundo cinco mil e os restantes quatro e três mil, respectivamente.
O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha, espera que a competição seja um sucesso e que se desenvolva no futuro. "Desejamos estender este projecto a outros países lusófonos, nomeadamente Brasil, Moçambique e Cabo Verde", referiu, recordando a excelente oportunidade para os jogadores portugueses adquirirem mais experiência internacional: "Infelizmente, os clubes têm optado por não disputar competições internacionais, o que prejudica a nossa Selecção Nacional."
Presente na cerimónia esteve também Carlos Lisboa, director-geral para as modalidades do Benfica, que, embora satisfeito por os encarnados participarem nesta iniciativa, considera que a ocasião não é a melhor. "O único senão tem a ver com a data escolhida. É muita próxima do início dos playoffs", sublinhou o antigo basquetebolista, destacando a força "dos clubes angolanos". A Ovarense fez-se representar por Pedro Braga da Cruz, presidente da SAD, que espera, "devido às equipas presentes, um torneio de elevado nível técnico e físico".
Programa
Jogos no Pavilhão da Cidadela, em Luanda
-
2 de Abril
Benfica-Ovarense18 horas
P. Luanda-1º de Agosto20 horas
-
3 de Abril
1º de Agosto-Ovarense17 horas
P. Luanda-Benfica19 horas
-
4 de Abril
Ovarense-P. Luanda17 horas
Benfica-1º de Agosto19 horas