Corpo do artigo
Depois de um longo jejum televisivo, até porque continua a cumprir uma pena de suspensão de três meses aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga (por ter falado publicamente quando já se encontrava suspenso), Pinto da Costa foi particularmente crítico em relação ao Benfica e a Luís Filipe Vieira no programa "Grande entrevista" da RTP 1. "Fora de campo, o Benfica foi melhor. Conseguiu marcar muitos pontos nos túneis. Em termos de resultados desportivos, o FC Porto venceu a Supertaça e está bem lançado para vencer a Taça de Portugal, duas provas da Federação. O Benfica está bem lançado para vencer o campeonato dos túneis e venceu a Taça da Liga. Mereceu-a ganhar, mas não mereceu estar na final. Chegou à final à custa de erros dos árbitros [jogo com o Nacional]", justificou o presidente portista, para além de ter lembrado que "o Benfica apresentou prejuízos de 13,8 milhões de euros", ao passo que "o FC Porto teve lucros de 19,6 milhões de euros", frisando também que "o passivo benfiquista é de 340 mihões e o do FC Porto de 140 milhões".
Quando o tema foi Luís Filipe Vieira, Pinto da Costa disse não ter qualquer tipo de relação com o presidente benfiquista - "depois digo-lhe ao ouvido", respondeu quando questionado sobre o que pensa dele -, mas não deixou de vincar uma mudança que notou no líder dos encarnados. "Quando ia às casas do Benfica não dava ideia de grande erudição, mas depois passou a ler. Não estou a chamá-lo de analfabeto. O segundo mérito é que melhorou nos túneis e no técnico". Pinto da Costa disse também que "o Benfica foi beneficiado com trocas de terrenos com a Câmara Municipal de Lisboa", ideia que esteve na base de uma afirmação que ficou célebre, sobre a existência de petróleo em Lisboa.
Os castigos a Hulk e Sapunaru e a demissão de Hermínio Loureiro foram temas também em destaque. "Duas altas figuras da Liga contaram-me, e também a Adelino Caldeira, que Hermínio Loureiro lhes tinha dito que esteve quatro horas a tentar ligar para Ricardo Costa e quando ele atendeu deu-lhe a indicação de que deveria demitir-se. Ele [Ricardo Costa] recusou e então disse-lhe que se demitia ele. Digo o nome dessas pessoas quando me chamarem", acusou. A indemnização que o FC Porto vai pedir à Liga está a ser calculada e depende ainda do apuramento para a Liga dos Campeões.