>Bartolomeu Dias como inspiração
Foi com emoção que uma numerosa comitiva da Selecção Nacional homenageou ontem Bartolomeu Dias, o primeiro europeu a dobrar o Cabo da Boa Esperança. Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Carlos Queiroz, seleccionador, depositaram uma coroa de flores junto à estátua do navegador português, numa rotunda situada mesmo ao lado da Rua Vasco da Gama.
Depois daquele gesto, a comitiva esteve alguns instantes em silêncio, tirando posteriormente fotografias para mais tarde recordar a passagem por um dos pontos mais marcantes da presença portuguesa na Cidade do Cabo.
Gilberto Madail espera que este acto conduza a equipa a uma vitória no jogo de hoje. "Espero que os jogadores portugueses tenham a mesma coragem, força e determinação de Bartolomeu Dias. Estou confiante em que vamos dobrar o Cabo da Boa Esperança e encontrar o caminho para os oitavos-de-final", declarou o presidente da FPF, bastante optimista, até por aquilo que tem visto na equipa. "Vive-se um ambiente sereno. Os jogadores estão juntos há 35 ou 40 dias, e há um ambiente bom entre eles e a equipa técnica. Nota-se ainda o bom ambiente entre os jogadores pelas brincadeiras constantes que fazem."
Gilberto Madail só perdeu o sorriso quando lhe perguntaram qual o comentário que tinha a fazer às declarações de Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que há dias apelou aos jogadores e ao seleccionador para que joguem mais e falem o menos possível. "Não quero comentar para não ser desagradável", avisou. Estava tudo dito...
