Corpo do artigo
Depois do afastamento da Taça de Portugal, fazendo com que voltassem as dúvidas sobre a recuperação da equipa, o jogo com o Vitória de Setúbal, que terminou com um triunfo folgado (3-0), forneceu pistas seguras sobre a retoma e trouxe uma novidade. Pela primeira vez esta época, o Vitória de Guimarães acabou um jogo da Liga sem golos sofridos.
Nas dez jornadas anteriores, o melhor que o Vitória tinha conseguido em termos defensivos fora terminar sete jogos com um golo sofrido: FC Porto, Nacional, Braga, Sporting, Olhanense, Rio Ave e Paços de Ferreira foram os "responsáveis". E em três destes jogos, um golo chegou para derrotar os vitorianos. Anteontem, tudo mudou e Nilson conseguiu chegar ao fim do jogo sem dissabores. Olhando para as restantes competições, também os jogos com o Midtjylland (primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa) e o Aves (quarta eliminatória da Taça de Portugal, decidida apenas nas grandes penalidades) terminaram sem golos sofridos pela equipa vitoriana.
Outro dado que confirma a evolução da equipa está nos golos marcados. Nos últimos três jogos da Liga ZON Sagres, o Vitória apontou dez golos, deixando a concorrência a larga distância; a equipa que mais se aproximou foi o FC Porto, com seis golos conseguidos. Desta forma, e depois de um arranque de campeonato péssimo, o Vitória de Guimarães conseguiu pela primeira vez um saldo positivo entre golos marcados e sofridos: 17 contra 14. Edgar e Toscano continuam a ser os principais responsáveis pela artilharia na Liga: em conjunto, têm 70 por cento dos golos da equipa.
Só houve um golo português na Liga
Os dois golos de Toscano e um de Edgar ao V. Setúbal confirmaram a tendência. Esta época, quase todos os golos da equipa são brasileiros. Aliás, só há registo de um português em jogos do campeonato: o de Nuno Assis ao Rio Ave, de penálti. Dos 17 golos, 14 foram apontados por brasileiros, dois pelo maliano N'Diaye e o tal de Nuno Assis. E se juntarmos todas as provas, também só há mais um golo português; foi o de Targino ao Midtjylland. Contas feitas, em 22 golos 15 são brasileiros, dois portugueses, dois malianos, dois argelinos e um marroquino.
Golos e contas
Número de golos marcados pelo Vitória de Guimarães nos últimos três jogos da Liga, que resultaram noutros tantos triunfos. Aliás, nenhuma outra equipa conseguiu somar nove pontos nos últimos três jogos. Rio Ave (dois golos), Paços de Ferreira (cinco) e Vitória de Setúbal (três) foram as vítimas dos vitorianos. Só o FC Porto se aproximou deste registo, com seis golos marcados nos últimos três jogos. 3
Diferença actual entre golos marcados (17) e sofridos (14). Depois do triunfo de anteontem, pela primeira vez esta época o Vitória de Guimarães apresenta um saldo positivo de golos. O arranque da temporada foi desastroso e, nos dois primeiros jogos (um deles relativo à terceira ronda), a equipa ficou em branco. Aliás, quando Manuel Machado saiu, o Vitória ainda não tinha marcado.
