Corpo do artigo
Após as dúvidas sobre a possibilidade de a equipa ser recebida pela Câmara Municipal, o Braga deslocou-se ontem, ao final da manhã, aos Paços do Concelho para ser homenageado pela autarquia liderada por Mesquita Machado. Todos os elementos do grupo de trabalho estiveram presentes e, depois da recepção frouxa da véspera, sentiram finalmente o calor dos adeptos. O largo da Câmara pintou-se de vermelho e branco com os cachecóis e bandeiras das cerca de 500 pessoas presentes e, num clima de festa e euforia, os guerreiros, que chegaram no autocarro do clube, caminharam até à porta de entrada envoltos num corredor humano.
Os adeptos não tiveram acesso ao salão nobre onde decorreu a rápida cerimónia, mas no final voltaram a conviver com os ídolos. Isto já depois de Mesquita Machado ter agraciado a equipa com um discurso emotivo e uma lembrança (um livro sobre a história da cidade). Feliz, o autarca enalteceu a campanha dos arsenalistas. "Nós somos os vice-campeões da Liga Europa; não somos derrotados. Somos uns grandes vencedores da Liga Europa", começou por dizer o edil bracarense, lamentando apenas a falta daquela "pontinha de sorte que por vezes é necessária para definir um campeão".
No meio dos elogios, houve até tempo para Mesquita Machado revelar uma história que lhe foi contada por um conhecido seu no Ministério da Agricultura. "A divulgação do nome de Braga já existe em qualquer parte do mundo, e foi por intermédio do clube que isso se concretizou. Disse-me ele: 'Sou sportinguista, mas no Brasil perguntei a um taxista se ele conhecia os clubes portugueses. E ele disse que sim, FC Porto e Benfica. E o Sporting? Conheço, sim, o Sporting Clube de Braga'", contou o autarca gerando aplausos e sorrisos.
Para o futuro desejou sucesso a todos, mas com uma ressalva. "Aqueles que eventualmente não jogarão por nós, que percam quando nos defrontarem", disse, num trocar de olhares curioso com Domingos Paciência. A cidade está orgulhosa do seu "enorme Braguinha" e António Salvador, confessou, quer voltar à Câmara no próximo ano.
