Corpo do artigo
É já amanhã que a selecção portuguesa de sub-21 defronta a sua congénere da Alemanha, em jogo de preparação com vista à fase de qualificação para o Europeu de 2013. No lote às ordens de Rui Jorge reina um espírito de união e amizade, com todos os jogadores conscientes da importância deste estágio - a decorrer no Algarve -, não obstante se caminhar a passos largos para o fim da época.
Sob o lema "ao serviço do grupo", tanto Diogo Amado como Rui Fonte recusam protagonismo e afinam pelo mesmo diapasão: existe uma responsabilidade de representar o País e de averbar sucessos. São dos elementos com maior traquejo, e esse estatuto permite-lhes contribuir com experiência para os objectivos comuns.
Diogo Amado é um médio que actuou no Leiria e soma 34 internacionalizações nas Selecções jovens. "Estes estágios são importantes para o grupo crescer e procurar a melhor sequência de resultados e exibições com vista ao Europeu", assume, rotulando o adversário de amanhã como muito forte do ponto de vista físico. "Temos o nosso estilo de jogo e vamos impor o modelo que vimos treinando", assegura.
Na condição de um dos capitães de equipa, Diogo Amado sublinha estar perante "um grupo humilde e unido tanto dentro como fora do campo". Rui Fonte, avançado dos quadros do Espanhol de Barcelona e já com alguma experiência da exigente Liga espanhola, corrobora a ideia e acrescenta que "todos procuram ajudar... todos", independentemente do maior ou menor traquejo competitivo.
"A responsabilidade de marcar não é só dos avançados, é do colectivo em si", frisa ainda Rui Fonte, prometendo tentar o golo, mas sobretudo contribuir para que Portugal aproveite estes jogos de preparação para estar em pleno "quando surgir a fase de apuramento".
O seleccionador Rui Jorge lança hoje a partida com os alemães, marcada para as 17h15 de amanhã no Municipal de Portimão.