Corpo do artigo
>António Laranjo, Figueiredo e Paulo Teixeira são candidatos
A sucessão de Fernando Gomes está ao rubro com o surgimento de três candidatos à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), cujas eleições estão marcadas para 12 de Janeiro: António Laranjo, Mário Figueiredo e Paulo Teixeira são, para já, os rostos conhecidos.
António Laranjo, director do Euro'2004, confirmou a sua candidatura através de um comunicado: "Na sequência dos contactos tidos com diversos clubes da I Liga e de uma reunião com presidentes e representantes dos clubes da II Liga, tomei a decisão de me candidatar à presidência da LPFP", refere à Lusa.
Ao anunciar a candidatura à sucessão de Fernando Gomes, em 10 de Dezembro eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), António Laranjo afirma que avança "livre de compromissos e certo de que o novo enquadramento da Liga exige um esforço de união por temas e causas vastos". Entre estes, destaca a "fiscalidade, promoção de jogadores nacionais, centralização de despesas e receitas, abertura de novos mercados, garantia de sustentabilidade da nova Segunda Liga, apostas desportivas e tribunal desportivo".
Aos 53 anos, António Laranjo encara a Liga como o seu "o desafio mais exigente e estimulante", apesar de ter "estado envolvido em projectos de grande dimensão, como a EXPO'98 ou o Euro'2004, e ocupado cargos de enorme responsabilidade, como na EP-Estradas de Portugal, ou, actualmente, na REFER".
Tal como Laranjo, o advogado portuense Mário Figueiredo também anunciou ontem a sua candidatura e por comunicado. "Mário Figueiredo, 45 anos, é advogado há 18 e tem exercido na última década um conjunto de missões e competências de âmbito jurídico na Liga". Na cerimónia que hoje terá lugar na sede da Liga, Mário Figueiredo, que é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra e tem um MBA em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, fará a "apresentação oficial das linhas gerais do seu projecto para o futebol profissional em Portugal". Já Paulo Teixeira, membro do conselho superior do FC Porto e antigo presidente da Câmara de Castelo de Paiva, já assumira, em entrevista ao JN, a sua intenção de avançar. Paulo Teixeira e Mário Figueiredo serão ouvidos amanhã pela Comissão dos clubes da Liga de Honra, que ontem se reunira com António Laranjo. De fora da corrida estão Tiago Craveiro e Couto dos Santos: o primeiro recusou na semana passada um convite dos clubes da Liga de Honra, por pretender manter o cargo de secretário-geral da Liga, enquanto o ex-ministro da Educação também manifestou indisponibilidade, apesar do apoio do Sporting.