Corpo do artigo
Com 12 pontos em disputa, o FC Porto precisa de mais oito para garantir sem ajudas de ninguém o 26º título nacional da sua história. A derrota do Benfica ontem em Alvalade deixou os dragões com quatro pontos de avanço no primeiro lugar, além de beneficiar também da vantagem no confronto direto perante os dois perseguidores que ainda podem chegar ao título. A posição é tão confortável que os próprios azuis e brancos lançaram a provocação na sua página oficial do Facebook: colocou uma foto de Lucho González na sua pose de El Comandante, com a mão na testa, e perguntou "Consegues vê-los?". Sim, ainda se veem; mas cada vez mais ao longe...
As manifestações dos portistas viram-se também nos jogadores e também através das redes sociais. Através das contas de Facebook e Twitter, respetivamente, Marc Janko e Danilo vibraram com o triunfo leonino. "Um dia maravilhoso, com um final feliz", afirmou o austríaco; já o brasileiro, ainda na primeira parte, contava que estava a ver o dérbi com amigos e que estava "tudo muito bom".
Com o FC Porto disparado na liderança, a luta mais animada acaba por ser pelo segundo lugar, que dá acesso direto à fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Benfica e Braga estão separados por apenas um ponto e têm quatro jogos para fazer contas.
Festa pode ser no clássico com o... Sporting
A quatro jogos do final do campeonato, é muito provável a possibilidade de o FC Porto se sagrar campeão no clássico da penúltima jornada, frente ao... Sporting, precisamente a equipa que ontem deu uma ajudinha ao rival do Norte. Se Benfica ou Braga não perderem pontos até final do campeonato, a equipa de Vítor Pereira será campeã antecipada se vencer os próximos três jogos.
De resto, o percurso dos dragões até final parece até o mais complicado do trio da frente, incluindo uma deslocação ao terreno do Marítimo e o tal clássico com o Sporting, em casa. O Benfica é, de todos, aquele que parece ter a vida mais facilitada: recebe o Marítimo e o Leiria, joga em casa do Rio Ave e do Setúbal. O Braga tem três jogos de grau de dificuldade menor e termina frente ao Sporting. Os leões, que recuperaram o quarto lugar e ainda sonham com o terceiro, acabam por desempenhar um papel de juízes nesta reta final de campeonato.
www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo