Corpo do artigo
O Benfica continua a superar adversários e registos, o que justifica a liderança isolada da Liga e potencia a confiança na repetição do êxito de 2009/10, quando as águias festejaram a conquista do título, na primeira temporada de Jorge Jesus como seu timoneiro. Desta feita, e analisando os dez primeiros campeonatos do ranking da UEFA, o emblema da Luz surge no trono dos líderes com a melhor média de pontos, superando alguns dos principais tubarões do Velho Continente.
Após a vitória sofrida em Santa Maria da Feira, jogo no qual amealharam o triunfo na sequência da terceira reviravolta da época -depois de Vitória de Setúbal e Rio Ave -, os encarnados registam uma média de 2,64 pontos por encontro, registo que supera ligeiramente os 2,60 de Real Madrid e dos ucranianos do Dínamo de Kiev, cujo campeonato está na paragem de Inverno. Aliás, olhando ainda para o ranking da UEFA, apenas na liga da Sérvia, a 27ª da lista, se encontra um líder com melhor desempenho: o Partizan de Belgrado (2,8).
Este feito do emblema da águia resulta de uma caminhada sem derrotas - é feito único na Liga após a derrota de ontem do FC Porto - e apenas três empates que supera mesmo a "performance" da época do último título. Aliás, e este é mais um registo expressivo, o Benfica não perde um jogo de campeonato há 21 jornadas, desde o desaire com a Naval em Abril do ano passado.
E voltando à comparação europeia na mesma dezena de ligas do ranking definido pela UEFA, apenas duas equipas estão nesta altura em igual situação que o Benfica, ou seja, com um registo imaculado em termos de derrotas, caso dos italianos da Juventus e dos ucranianos do Dínamo de Kiev.
