Corpo do artigo
"Claro que gostaria de trabalhar com Domingos Paciência no Sporting. Se se proporcionar, claro que sim" - o que há três semanas não passava apenas de um cenário ou de um sonho manifestado por Luis Aguiar nas páginas de O JOGO, agora é uma realidade iminente: o médio-ofensivo uruguaio está a um passo muito pequeno de ingressar a título definitivo no clube de Alvalade, onde terá então a oportunidade de voltar a ser orientado pelo treinador que o comandou na Académica e no Braga e que o fez explodir no futebol português. Embora o seu passe pertença ao Dínamo de Moscovo - que o contratou ao Braga no Verão de 2009 por três milhões de euros -, Aguiar representou o Peñarol nos últimos meses na condição de emprestado. Mas este é um capítulo que se encerra formalmente hoje, dia em que termina o contrato de cedência firmado com o emblema de Montevideu, podendo depois o uruguaio avançar para o Sporting - a nova etapa que se lhe desenha na carreira - num negócio de baixo custo para os leões.
De malas quase feitas, mas ainda há espera de um sinal do empresário para viajar - era assim que Luis Aguiar estava ontem à tarde no Uruguai. Num registo bem mais defensivo e prudente do que o de há três semanas, quando aceitou o desafio de O JOGO para ajudar a descodificar o que Domingos Paciência exige a um organizador de jogo nas suas equipas, Aguiar argumentou que pouco poderia dizer nesta altura, "até por uma questão de respeito para com o Peñarol", como fez questão de sublinhar, pois o acordo de empréstimo era válido até hoje, mas confirmou que "voltar a trabalhar com Domingos e reencontrar Carlos Freitas" é um quadro entusiasmante. "Sei que apreciam as minhas características. Agrada-me a ideia, mas vamos falar depois, está bem? Não sei como as coisas estão. A sério. Amanhã [hoje] é que vou ver qual é o meu destino. Ainda estou à espera que o meu empresário me telefone. Voltar a Portugal? Era bom, claro, é a minha segunda casa", atira o médio-ofensivo num português quase perfeito.
Aos 25 anos de idade - faz 26 a 17 de Novembro -, Luis Aguiar tem perfil para assinar um contrato de quatro épocas com o Sporting. Mas é sobre o futuro que o uruguaio evita falar a todo o custo, lembrando a ligação ao clube da capital russa. "Ainda tenho dois anos de contrato com o Dínamo de Moscovo. Por isso... Não sei, não sei. Vamos esperar. O empréstimo ao Peñarol termina amanhã [hoje], depois veremos para onde vou", repete Aguiar, ele que nunca mais foi verdadeiramente feliz - também por inadaptação ao futebol russo - desde que aceitou a oferta dos moscovitas.
Luis Aguiar
NOME COMPLETO
Luís Bernardo Aguiar Burgos
IDADE25 anos (17/11/1985)
ALTURA1,80 m
PESO77 kg
POSIÇÃOMédio
CLUBEPeñarol
NACIONALIDADE Uruguaia
e italiana
> PERCURSO
2011Peñarol (emp)16J 4G
2010/11Braga (emp)21J 2G
2009/10Braga (emp)14J 3G
2009Dímano Moscovo14J 3G
2008/09Braga42J 10G
2007/08Estrela/Académica (emp) 20J 5G
2006/07Univ. Concepción (emp)
27J 9G
2003/06Liverpool Montevideo77J 15G
> INTERNACIONALIZAÇÕES
Uruguai Sub-20 12J0G