Corpo do artigo
>A incrível Santa Justa
Realizadas três edições do Troféu Município de Valongo, é já amanhã que se disputa nova prova, esperando-se mais uma vez uma multidão para ver os jovens corredores sub-23 em acção naquela que é uma das competições mais aliciantes do ano. Isto porque a União Ciclista de Sobrado, que organiza a prova com o apoio da Câmara Municipal de Valongo, montou o final no Alto de Santa Justa, uma montanha que coloca dificuldades inéditas no nosso país, fazendo com que a prova tenha tradições e mereça rasgados elogios. O sucesso é garantido.
A tremenda subida ao Alto de Santa Justa culmina uma etapa com pouco mais de 120 quilómetros e que tem partida em Sobrado, em frente à junta de freguesia, e passagens por Campo, Valongo, Ermesinde, Alfena e Agrela, pontos de referência para todos quantos pretendam observar o espectáculo que dura uma tarde inteira, pois os corredores farão quatro passagens em todas as localidades, intervaladas em cerca de 40 minutos.
Num escalão bastante competitivo, com equipas de valia muito semelhante, a subida ao Alto de Santa Justa fará, contudo, a diferença. Tem sido assim nos anos anteriores e este não fugirá à regra. Quem tiver mais pernas para aguentar a dureza da subida final, que tem apenas 3 quilómetros, mas uma inclinação média de 10,3% e zonas de empedrado com inclinações superiores a 15%, será o vencedor. O sucessor de Carlos Baltazar, que na época anterior defendeu a Aluvia/Valongo, não será um ciclista vulgar...