Corpo do artigo
O Gil Vicente está a uma vitória de festejar o regresso à I Liga, posição privilegiada muito por culpa de Jorge Baptista, que, na última jornada, no Estoril, realizou uma exibição de alto nível. O guarda-redes recorda as vezes que os atacantes canarinhos apareceram na sua cara, "algumas das quais em claro fora-de-jogo", e destaca o comportamento do colectivo. "Felizmente, consegui anular essas situações de perigo. Isso beneficiou a equipa, que viria a marcar os golos que nos garantiram a reviravolta no resultado", disse, adiantado que a vitória até surgiu de uma forma natural, "devido ao futebol praticado e ao querer de todos os jogadores".
A cumprir a terceira época em Barcelos, embora não consecutiva, o guarda-redes está a um passo de ver o seu nome ficar inscrito na história do clube. A descida administrativa do Gil Vicente à II Liga, devido ao caso Mateus, no final da época 2005/06, motivou a saída de Jorge Baptista, por ser "um jogador caro" para um clube que se preparava para uma nova realidade em termos de receitas.
Natural de Vila Nova de Gaia, o guarda-redes, que no mercado de Inverno trocou a Naval pelo Gil Vicente, sente-se identificado com as pessoas de Barcelos, realçando o apoio que os adeptos têm dado ao clube, um aspecto que se tem revelado determinante na conquista de muitas vitórias, como aconteceu na ronda passada. "No Estoril, e principalmente na segunda parte, a equipa estava bastante ansiosa e o apoio contínuo dos adeptos foi importante", referiu, destacando a união que se sente na família gilista e que ficou comprovada na última deslocação do campeonato. "Com aquele público que fez mais de 300 quilómetros para apoiar a equipa, o resultado não poderia ser outro senão a vitória. A nossa atitude em campo é também um agradecimento aos adeptos, que sempre acreditaram no nosso valor".
Já a pensar na recepção ao Fátima, Jorge Baptista salienta o facto de a equipa só depender de si própria para regressar ao convívio dos grandes e não tem dúvidas de que o Estádio Cidade de Barcelos vai registar a maior enchente da época. "No próximo jogo, o ambiente vai ser excelente. Nós sabemos que Barcelos está com a equipa e toda a gente sabe o quanto é importante devolver o clube à I Liga", sublinha.