Tribunal O JOGO
Olhanense 0 - Benfica 0
Árbitro João Capela [AF Lisboa] Assistentes Nuno Pereira e Paulo Soares
Aimar mereceu a expulsão Não há margem para dúvidas: Aimar foi bem expulso após entrada dura sobre Rui Duarte, considerou o painel de juízes do Tribunal de O JOGO. O vermelho justificou-se num jogo em que ocorreram alguns lances duvidosos dentro da área. Num desses lances, Javi García, segundo Jorge Coroado, terá sido empurrado por Maurício, havendo lugar a grande penalidade. De resto, segundo os especialistas, a arbitragem esteve a um nível elevado.
Momento mais complicado
62'- A falta cometida por Aimar sobre Rui Duarte é justificadora de cartão vermelho ao jogador do Benfica?
Jorge Coroado - Em absoluto. Aimar, depois de pontapear a bola, movimentou a perna para a sua direita no objetivo claro de deixar pegada no adversário. Cartão vermelho exemplar.
Pedro Henriques - Cartão vermelho corretamente mostrado por falta grosseira. Ou seja, Aimar, com a sola da bota, usa de força excessiva e de brutalidade sobre Rui Duarte na disputa da bola.
José Leirós - Cartão vermelho bem exibido, pois Aimar, depois de disputar a bola, com intenção e deliberação, procurou atingir violentamente Rui Duarte.
3' - Maurício empurra Javi García dentro da área? Existe motivo para grande penalidade?
JC - É um facto que Maurício empurra Javi García. Observada na TV, a grande penalidade é inequívoca. No terreno, passa facilmente despercebido.
PH - Jogada normal de contacto físico no interior da área entre Maurício e Javi García que resulta numa carga correta, fruto da movimentação de ambos.
JL - Decidiu bem João Capela ao não assinalar grande penalidade, pois Maurício e Javi García só se envolveram na disputa da bola, não havendo empurrão.
26' - Ismaily empurra Maxi Pereira? Se sim, foi dentro ou fora da grande área?
JC - Maxi sentiu contacto nas costas fora da área e, dentro dela, ostensivamente atirou-se para o chão. A haver infração, seria simulação grosseira de Maxi.
PH - Com acesso à repetição, vê-se que Ismaily carrega nas costas Maxi Pereira, desequilibrando-o. Infração que ocorre fora da área, passível de livre direto.
JL - Maxi Pereira entrou na área, e ambos colocaram os braços na disputa da bola. O jogador do Benfica deixa-se cair, simulando grande penalidade, corretamente não assinalada.
63'- Maurício empurra Aimar e depois é admoestado com cartão amarelo. Foi justo?
JC - Maurício respondeu à provocação de Aimar, empurrando-o. A advertência justificou-se pelo comportamento antidesportivo.
PH - Maurício é corretamente advertido por comportamento antidesportivo. Na ocasião, com o jogo interrompido, empurrou ostensivamente Aimar.
JL - Cartão amarelo corretamente exibido, pois Maurício teve um comportamento antidesportivo.
78'- Luisão cabeceia, e a bola embate no braço de Toy. Há motivo para grande penalidade?
JC - O cabeceamento foi muito próximo, e aconteceu caso típico de bola na mão. Não houve infração.
PH - Luisão cabeceia a bola de perto e esta, de forma inesperada e não deliberada, toca no braço de Toy, não havendo motivo para grande penalidade.
JL - Decidiu bem ao não assinalar grande penalidade, pois foi bola no braço. Toy, no ar, ao saltar, não fez movimento algum com o braço para tocar na bola.
Apreciação global
JC - Jogo de algumas quezílias condicionou-lhe um desempenho que, no essencial, foi acertado e, pontualmente, menos afirmativo. A rábula verificada na advertência de Emerson foi elucidativa.
PH - Arbitragem de grande nível de João Capela, alicerçada numa boa condição física, numa boa gestão do jogo e na colaboração eficiente dos seus assistentes.
JL - Tecnicamente foi perfeito, assinalando mais de 40 faltas. Esteve atento aos lances de bola parada nas áreas. Disciplinarmente cumpriu e foi rigoroso, sem contemplações.
www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo