Casal adepto do Valência, de passagem por Singapura, publicou fotos na terra do dono do clube che e polícia confiscou os passaporte
Corpo do artigo
O que pretendia ser uma mera brincadeira de redes sociais virou caso de polícia, a exigir diplomacia internacional: Dani e Mireia, um casal de Valência que seguia para Bali, onde planeou passar a lua de mel, ficaram retidos em Singapura após terem publicado nas redes sociais fotos de protesto contra Peter Lim, dono do Valência.
Empunhando um cartaz amarelo no qual se lia “Lim go home [Lim volta para casa]”, Dani Cuesta, adepto do clube che, aproveitou a passagem pela terra de Peter Lim para dar voz aos protestos que há muito circulam entre os aficionados valencianistas. Fotografou-se em vários pontos icónicos de Singapura, um dos quais, supostamente, propriedade privada do milionário dono do Valência. A brincadeira viralizou e entrou em choque com as restritivas leis do país asiático, resultando daí a apreensão imediata dos passaportes ao casal, que entretanto já não seguiu para Bali.
Em jeito de brincadeira, que viralizou, casal deixou-se fotografar em vários locais icónicos da pátria do dono de Valência com um recado. “Lim go home”. Agora, tentam eles próprios voltar a casa.
Ainda não há uma acusação formal, e da argumentação dependerá a eventual moldura penal em que ambos podem incorrer, que vai desde uma multa a pena de prisão. Para já, segundo informou a presidente da Câmara de Valência, María José Catalá, que se pronunciou sobre um assunto que tem despertado interesse em Espanha, o casal “pode sair do hotel onde está instalado, mas está proibido de abandonar o país” enquanto decorre a investigação policial. A embaixada espanhola em Singapura acompanha de perto o caso. O Valência, em comunicado, também reagiu, garantindo estar em contacto com a a embaixada. “O Valência FC deseja manifestar o desejo de que o caso tenha o melhor e o mais rápido desfecho possível”, lia-se.
Dani Custa casou-se com Mireia Sáez a 28 de setembro e a boda teve o clube che como elemento central. A mesa dos noivos chamava-se “Mestalla”, tal como o estádio, o hino fez parte da banda sonora, assim como cânticos a sugerir que Lim regressasse a casa. Agora, Dani e a esposa esperam o mesmo: regressar a casa o mais rapidamente possível.