Nos Estados Unidos, a cantora Sheryl Crow tomou uma decisão semelhante, vendendo o seu Tesla e doando o montante à NPR
Corpo do artigo
João Manzarra anunciou a venda do seu automóvel Tesla como forma de protesto contra o fundador da marca, Elon Musk. A decisão do O apresentador português surge no âmbito do movimento global "Tesla Takedown", que tem incentivado boicotes à empresa devido à ligação de Musk ao presidente norte-americano Donald Trump e a movimentos de extrema-direita na Europa.
Manzarra afirmou que já não consegue separar o carro da figura pública que o representa. "A compra do Tesla foi, na altura, dissociada da personalidade de Elon Musk. Mas, hoje, não consigo ignorar as ações do seu fundador, que considero perigosas para o mundo", explicou. Parte do valor obtido com a venda – 10% – será doado à Sunrise Movement, uma organização ambiental norte-americana dedicada à luta contra as alterações climáticas.
A adesão de João Manzarra ao boicote insere-se numa onda de protestos internacionais contra Musk. Nos Estados Unidos, a cantora Sheryl Crow tomou uma decisão semelhante, vendendo o seu Tesla e doando o montante à NPR, estação de rádio pública norte-americana que tem sido alvo de críticas por parte do empresário.