Exclusivo "Diria que o Sporting vai voltar a ganhar, mas este é um campeonato desigual"

"Diria que o Sporting vai voltar a ganhar, mas este é um campeonato desigual"
Carlos Pereira Santos

FORA DE JOGO - Começou no desporto, onde ganhou nome, e alargou os horizontes do jornalismo, ao ponto de hoje ser uma reconhecida jornalista da SIC. É de Alcobaça, tem clube, mas não diz qual, e é senhora de uma enorme simpatia. Eis Rosa de Oliveira Pinto.

Como é que uma jovem sai de Alcobaça - bem, ninguém é de Alcobaça... - e vai para Lisboa à procura de novos horizontes?
-Foi um desafio e tanto. Claro que é! A cidade é tão bonita que até mereceria que mais gente vivesse nela. Alcobaça não é só o Mosteiro, que é lindíssimo. É uma cidade que tem uma localização muito central, tem praias maravilhosas, que, felizmente!, são pouco conhecidas. Tem campo, tem ótima gastronomia e uma série de eventos culturais que tornam a cidade muito especial. É uma terrinha com muito charme. Já estás arrependido de me ter dito que ninguém era de Alcobaça? No entanto, para continuar a estudar, tens de sair. Foi o meu caso.

Foi difícil a tua integração numa cidade que é um bocadinho maior do que Alcobaça?
-Nada difícil. Sempre vivi entre três cidades: Alcobaça, Porto, de onde o meu pai é natural, e Lisboa, onde vive a família materna. A integração e a adaptação foram imediatas, até porque já conhecia muito bem a cidade. E depois tive muita sorte porque assim que cheguei à universidade fiz logo amigos, que ainda hoje são das pessoas mais importantes da minha vida. É uma história feliz.