
Alamy
Jogos do Braga e do Olympiacos na Época 24/25, Histórico do Braga na Grécia e do Olympiacos contra Equipas Portuguesas, e Prognóstico do Braga vs Olympiacos
Corpo do artigo
Olympiakos vs Braga: o regresso de Carvalhal a Atenas
Depois do triunfo arrancado a ferros frente ao Maccabi Tel Aviv, o Braga terá uma deslocação que se avizinha complicada ao terreno do Olympiacos. A formação do Pireu viu inscrito o seu nome a letras de ouro na história do futebol helénico, depois de, na última temporada, ter batido a Fiorentina e conquistado a Liga Conferência, tornando-se o primeiro clube grego a vencer um troféu internacional de seniores. Pela mesma altura, a equipa Sub-19 dos Erythrolefki (“Vermelhos e Brancos”) bateu a congénere do AC Milan por 3x0, vencendo pela primeira vez a Youth League – quem sabe inaugurando um novo período de glória para a Seleção Nacional Grega.
Apesar de um começo auspicioso, o ímpeto do Olympiacos em 2024/25 tem dado mostras de esmorecimento. Às três vitórias consecutivas nas primeiras rondas da Liga Grega, somaram-se um empate caseiro e uma derrota, e um triunfo na última jornada. Além disso, na estreia do novo formato da Liga Europa, em Lyon, os comandados de José Luis Mendilibar perderam por 2x0. Para piorar as coisas, o calendário europeu engloba embates diante do Porto, do Rangers e do Twente, e está para breve uma visita ao rival Panathinaikos. Até que ponto o Olympiacos sacrificará o sucesso internacional em nome de um campeonato que foge desde 2021/22?
O histórico dos Bracarenses contra gregos é quase perfeito: seis vitórias em sete embates, o mais recente dos quais em Atenas, precisamente frente ao Panathinaikos, tendo valido apuramento para a Liga dos Campeões. Em solo helénico, contabilizam-se três triunfos e um empate em quatro jogos disputados, com saldo de golos favorável de 3x7. Apesar de tudo, será inédito o confronto com o Olympiacos, que ainda assim já mediu forças com formações portuguesas. Ao todo, 19 partidas disputadas, 10 das quais no seu reduto, e score extremamente favorável aos da casa. Três triunfos e uma derrota frente aos azuis e brancos, e saldo igual diante do Benfica. Também o Arouca perdeu, e somente o Sporting pode gabar-se de só conhecer o sabor da vitória no Pireu (embora só ali tenha disputado um jogo). Assim, sete vitórias e três derrotas em receções a equipas lusas, com 15 golos marcados e 9 sofridos.
O desaire caseiro por 2x3 frente aos Leões marcou a estreia das equipas na fase de grupos da Champions 2017/18. Do lado verde e branco, um dos golos foi apontado por Gelson Martins, que agora veste a camisola do Olympiacos. Assim como David Carmo, defesa-central internacional por Angola e uma das figuras de destaque da campanha vitoriosa na Conference League, que está outra vez emprestado pelos Dragões ao Olympiacos. Por seu turno, também Chiquinho, Costinha e Sérgio Oliveira, em tempos jogadores proeminentes nos clubes que representaram no nosso país, fazem de igual modo parte do plantel da formação grega.
Mas as ligações são ainda mais profundas se vistas sob uma perspetiva bracarense. Bruma, que joga hoje no Minho, esteve há quatro temporadas ao serviço do próximo adversário dos Arsenalistas, por empréstimo do PSV; ao passo que André Horta esteve emprestado pelo próprio Braga ao Olympiacos na última época, tendo pois vencido a Liga Conferência. Por último, o técnico principal dos Guerreiros, Carlos Carvalhal, teve uma breve e não muito bem-sucedida passagem pelo mesmo clube, estando familiarizado com alguns dos atletas que, Quinta-feira próxima, estarão do outro lado da barricada.
Ora, em termos de prestação forasteira nas pré-eliminatórias da Liga Europa 24/25, os Guerreiros do Minho ganharam dois jogos e empataram um, marcando nove golos e sofrendo três. Jogadores como Bruma, Ricardo Horta ou Gabri podem ser protagonistas na Grécia. Isto porque o conjunto helénico se mostrou, em França, vulnerável às incursões que os oponentes conduziram no espaço entre os centrais e laterais. Por outro lado, os Bracarenses concedem ainda vários cruzamentos perigosos, daí que El Kaabi, herói da final de Atenas, seja candidato a assinar a ficha de marcadores. Por isso pode ser uma boa opção apostar que Ambas as Equipas Marcam, na Betano, com odd de 1.65.
Se não é cliente Betano, crie uma conta e insira o código promocional JOGOVIP no registo para um Bónus até 50€ + 10€ Freebet.