
Alamy
A Estreia de Bruno Lage no Benfica, o Próximo Jogo do Benfica na Champions 2025, e Prognostico Estrela Vermelha vs Benfica
Corpo do artigo
Estrela Vermelha x Benfica: jogo determinante para as águias?
A estreia do SL Benfica na edição de 2024/25 da Liga dos Campeões está agendada para 19 de Setembro, em Belgrado. No seguimento de um arranque de temporada aquém das expectativas, a equipa técnica liderada por Roger Schmidt foi afastada, e o senhor que se segue é Bruno Lage. Um homem que conhece bem os cantos à casa e que, apesar de uma primeira passagem com altos e baixos pela equipa principal das Águias, toma outra vez como sua a responsabilidade de devolver o êxito futebolístico ao clube da Luz.
Não obstante as saídas de João Neves, David Neres, Rafa ou João Mário, o plantel encarnado voltou a contar com acrescentos de qualidade. O grego Pavlidis, o turco Akturkoglu e o turco-suíço Amdouni, a juntar ao regressado Renato Sanches, compõem uma equipa valiosa e potencialmente competitiva, cujo principal objetivo consiste na reconquista do campeonato nacional. O primeiro embate de Bruno Lage ao leme da equipa encarnada aconteceu precisamente nessa prova, diante do Santa Clara, e o resultado não podia ter sido mais promissor. Embora tenham consentido um golo logo nos segundos iniciais, as Águias deram a volta ao resultado e triunfaram por 4x1, deixando água na boca para um desafio próximo que se afigura mais complicado.
Isto porque o Benfica vai agora defrontar o clube que, em 1990/91, venceu a Taça dos Campeões Europeus: o FK Crvena Zvezda (ou, em Português, FC Estrela Vermelha – apesar de por vezes erroneamente grafado como Estrela Vermelha FC). No passado, as Águias foram orientadas por Lage na Liga dos Campeões, e sem grande sucesso. Três partidas jogadas fora de portas na fase de grupos, duas derrotas, e um score desfavorável de 8x4 em golos. Aliás, apesar da chegada aos quartos-de-final da Liga Europa em 2018/19, o histórico de Bruno Lage em provas da UEFA na qualidade de visitante é negativo: 7 jogos, 5 derrotas, e apenas 1 vitória diante do Galatasaray. Os desaires aconteceram, por exemplo, em Zagreb ou em Kharkiv – sintoma de dificuldades em deslocações ao Leste.
Os Encarnados vão encontrar uma equipa do Estrela Vermelha parcialmente renovada e confiante pelas últimas prestações nacionais e internacionais. Em seis jogos disputados na Liga Sérvia, os atuais campeões desse país somam 5 vitórias e 1 empate caseiro, tendo marcado 19 golos e sofrido apenas 4 golos. Ao passo que, no play-off da Liga dos Campeões, viraram a eliminatória depois de uma derrota na Noruega contra o Bodo/Glimt – curiosamente, primeiro oponente do FC Porto na Liga Europa. De resto, ao fim de cinco embates oficiais disputados no seu estádio, o Estrela Vermelha ganhou quatro, contabilizando um saldo de 14x3 em golos.
Além disso, parte dos reforços da formação sérvia para a nova temporada chegaram de Portugal, alguns dos quais velhos conhecidos das Águias. Desde logo, Nemanja Radonjic. Com formação no Partizan, esteve emprestado pelo Marselha em 2021/22 e foi essencialmente utilizado por Jorge Jesus na posição de médio-ala, tendo tido uma passagem discreta por Lisboa. Há também a referir Bruno Duarte, avançado brasileiro que, durante a última época, fez parte do plantel do Farense, tendo apontado um total de 14 golos e sido um dos principais responsáveis pela boa prestação dos Leões de Faro no campeonato. É, neste momento, o principal artilheiro do Crvena Zvezda. Por fim, o médio guineense Dálcio Gomes, outrora vinculado com algum destaque à equipa B dos Encarnados, faz também agora parte do plantel da equipa da Sérvia que, todavia, perdeu um dos seus elementos mais preponderantes: o centrocampista Hwang In-beom, figura de proa no apuramento para a fase de grupos. Foi contratado pelo Feyenoord e, para o seu lugar, chegou o experiente médio bósnio Krunic, proveniente do Fenerbahce.
Equipa que marcar primeiro pode ditar rumo do encontro:
Odds na Betano para quem marca primeiro: Est. Vermelha 2.32 / Benfica 1.62
Recordamos que com o nosso código promocional Betano JOGOVIP tem direito a uma aposta grátis de 10 euros e ainda um bónus de boas-vindas até 50€.
Até que ponto conseguirá o Benfica dar continuidade à sua última boa performance, e até que ponto conseguirá Bruno Lage contrariar o seu histórico europeu de Águia ao peito?