
Alamy
Manchester United e Brighton enfrentam-se num jogo crucial, onde os “Red devils” procuram retomar o caminho das vitórias contra uma equipa imprevisível.
Corpo do artigo
United de pé atrás contra o Brighton
O Manchester United defronta uma equipa do Brighton que já causou dissabores a mais do que um, esta época. Que o diga o Liverpool, que perdeu para o campeonato e foi eliminado da Taça da Liga pelo conjunto de Brighton & Hove.
Em dezembro, equipas como o Fulham e o Crystal Palace também cederam os três pontos aos “Seagulls”, que navegam a meio da tabela, a meio caminho entre o céu e o inferno e com cinco pontos de vantagem sobre os “Red devils”. Para Rúben Amorim – ainda que o Brighton também vá demonstrando muita dificuldade em vencer os seus jogos, empatando mesmo nas quatro últimas jornadas – a verdade é que a equipa terá de continuar a mostrar a mentalidade exibida contra o Liverpool (2-2), mais do que afinar a sua estrutura tática, caso contrário, os sete pontos que atualmente separam a equipa da linha de água serão difíceis de gerir até ao fim.
Apesar de ter atravessado uma fase negativa, as casas de apostas colocam as odds ligeiramente mais favoráveis do lado do Manchester United:
Vencedor do jogo:
- Manchester United: <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/solverde/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic">2,00</a> (Solverde)
Se for um novo utilizador e aplicar o código OJOGOBET na Solverde, pode receber 300% até 30 euros em freebets.
O United precisa de vencer mais do que nunca, se quiser encurtar a distância para o lugar europeu mais ao alcance da Conference League e até entrar numa fase de jogos teoricamente mais favorável, que podem ajudar à desejada recuperação.
Para já, a eliminação do Arsenal da Taça de Inglaterra pode ter sido um primeiro “boost” para relançar a equipa, mas mais importante tem sido a mensagem que o treinador português tem passado e Bruno Fernandes, capitão do United, referiu-se a isso mesmo numa recente entrevista à Sky Sports. “O treinador tem a sua ideia e o que os jogadores entendem é que ele acredita mesmo nisso. Não há forma de não acreditarmos. Tudo o que ele nos diz e passa fá-lo de uma forma que nos faz acreditar no que estamos a fazer”, destacou o médio que vai na sexta temporada ao serviço dos “Red devils”. “Mesmo em momentos em que sofremos um golo ou temos um percalço, ele faz-nos entender que o que estamos a fazer vai funcionar se o fizermos da forma certa. E isso foi o mais importante neste período em que não obtivemos bons resultados”, acrescentou ainda na entrevista.
Numa fase em que a janela de transferências de inverno vai, sensivelmente, a meio, Rúben Amorim tem jogado com muita prudência quando confrontado com questões relacionadas com o reforço da equipa e aproveitado para valorizar os jogadores que tem à sua disposição, em vez de divagar sobre especulações mais ou menos fundamentadas. Amorim tem sido inteligente nisso, ainda que tenha aproveitado para dizer que será importante o clube recrutar melhor e ser mais assertivo nas contratações que faz, procurando perceber se os alvos têm de facto capacidade para responder às exigências do clube. À margem disso, o treinador português aproveitou para deixar alguns recados à formação do clube, cuja academia quer ver ganhar mais peso entre os jogadores que chegam ao plantel da equipa principal.
Depois de ter atuado com uma defesa e um meio-campo mais reforçados contra Liverpool e Arsenal, é provável que Amorim volte a optar por alinhar com quatro médios e três avançados frente ao Brighton, equipa que tem mostrado maior permeabilidade defensiva do que o United e que é mesmo a sétima que mais golos sofre fora de casa (16) no campeonato.
Em termos de rendimento global, as estatísticas da Premier League apontam a duas equipas muito semelhantes, ainda assim, pelo que se pode esperar um jogo equilibrado, que só uma equipa com a mentalidade certa poderá levar de vencida.