
Alamy
Sporting, FC Porto e Benfica disputam ponto a ponto a liderança na liga portuguesa. Conheça os últimos resultados, próximos desafios e odds atualizadas!
Corpo do artigo
Luta pelo título mantém-se em aberto
A meio da corrida ao título, tudo permanece mais aberto do que nunca para Sporting, FC Porto e Benfica, conforme demonstraram os últimos resultados, que contribuíram para aproximar ainda mais os principais candidatos e permite que todos dependam apenas de si próprios para festejar a conquista do troféu.
O empate do Sporting em Guimarães (4-4) mostra que a transição de João Pereira para Rui Borges ainda não está totalmente assimilada e que os quatro golos apontados não foram suficientes para garantir os três pontos, apesar de eles terem estado à vista depois dos campeões nacionais terem estado a vencer por 3-1. O balão da vitória no dérbi, que marcou a estreia do novo treinador no banco leonino, pode ter esvaziado um pouco, mas é inegável que o Sporting já mostrou muito daquela energia que o caracterizava na era de Rúben Amorim, esse sim, um fantasma que ainda não está totalmente exorcizado para os lados de Alvalade.
O duelo entre leões e dragões na Taça da Liga não servirá de referência consistente para avaliar seja o que for, no limite poderá alimentar o lado psicológico do vencedor, mas pouco ou nada dirá sobre o destino, por se tratar de competições completamente diferentes.
No regresso da liga após a quadra festiva, quem esteve pior mesmo foi o Benfica, que deu um tiro no pé em pleno Estádio da Luz ao perder contra o Braga por 2-1 e desperdiçou a oportunidade de saltar para a liderança do campeonato, ainda que partilhada com o Sporting. Para os encarnados esta foi a segunda derrota consecutiva depois do desaire contra o Sporting (1-0) e um travão nas aspirações de Bruno Lage, que vinha acumulando uma série de 11 jornadas consecutivas sem perder, nas quais somou 10 vitórias e um empate e que pareciam ter embalado de vez o Benfica, depois da saída de Roger Schmidt.
Na próxima jornada, o Benfica recebe o Famalicão, equipa que derrotou os encarnados na primeira jornada do campeonato e contra a qual os adeptos esperam uma reação que evite que o trauma se prolongue. Mas uma coisa é certa, a fase de namoro entre Bruno Lage e os adeptos benfiquistas acabou, perdoar mais algum passo em falso não será fácil e com isso virá maior pressão ainda sobre o treinador.
Em relação ao FC Porto, o adiamento do jogo com o Nacional acabou por ser um mal menor, porque os azuis e brancos mantêm intacta a possibilidade de saltar para a frente do campeonato isolados, desta vez. No contexto atual, a equipa de Vítor Bruno ocupa o segundo lugar a um ponto do Sporting, que lidera, e dois de vantagem sobre o Benfica. A seu favor, o FC Porto tem o facto de já ter defrontado os seus dois rivais em Lisboa na primeira volta e de ter a vantagem de os receber na segunda, o que, não sendo decisivo para a conquista do título, acaba por ser sempre mais confortável. Se a isto somarmos o facto dos azuis e brancos terem vencido todos os jogos a contar para o campeonato, que disputaram em casa, percebe-se nos ombros de quem é que esta tendência irá pesar.
Tudo em aberto, portanto, para a segunda volta do campeonato, o que não deixa de fazer da liga portuguesa uma das mais interessantes, mesmo sabendo-se por que clubes passará o título.
Apesar dos últimos contratempos do Sporting, as odds das casas de apostas continuam a colocar os leões no topo dos favoritos à conquista do título.
Vencedor da competição:
- Sporting: <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betclic/Bookmaker/?acquisitionChannel=Organic">2,35</a> (Betclic)
Se utilizar o código promocional Betclic JOGOVIP na Betclic, pode receber uma aposta sem risco até 50 euros.