
Alamy
O Bayer Leverkusen, depois de uma época histórica, vem trilhando um caminho titubeante em 2024/25; conseguirá Xabi Alonso reencontrar o caminho das vitórias?
Corpo do artigo
Bayer Leverkusen: one season wonder?
O Bayer Leverkusen, campeão da Alemanha pela primeira vez em 2023/24, não tem conseguido dar continuidade às façanhas da última temporada. Sob o comando de Xabi Alonso, os Farmacêuticos realizaram 53 jogos oficiais e consentiram uma única derrota. Na final da UEFA Europa League, frente à Atalanta de Gasperini, a formação germânica saiu vergada a uma inequívoca derrota por 3x0. Ademola Lookman, dianteiro nigeriano ainda ao serviço dos Orobici, apontou um hat-trick, impedindo os germânicos de reconquistarem um troféu que haviam vencido em 1988, e de selarem com um inédito treble uma campanha desportiva excecional. Isto porque, juntando ao já mencionado título da 1. Bundesliga, o Leverkusen ganhou também a Taça Alemã, que antes só vencera em ’93.
A nova temporada, de resto, nem começou mal de todo. Na disputa pela Supertaça, os Farmacêuticos levaram a melhor sobre o Stuttgart, e, na Liga dos Campeões, venceram os primeiros dois duelos sem consentirem qualquer golo. Aliás, não só não perderam nenhum titular indiscutível, como acrescentaram alguns elementos ao plantel. Contudo, à exceção de Aleix García, médio chegado do Girona, nenhum outro assumiu entretanto um papel propriamente significativo. Em todo o caso, atendendo à permanência de todos os onze atletas mais utilizados por Alonso em 2023/24 (incluindo peças-chave como Wirtz, Xhaka, Boniface, Tah, Grimaldo ou Hofmann), talvez possa atribuir-se ao foro motivacional uma quebra de performance que, desde o empate na Champions diante do Brest, tem sido mais e mais notória.
E se, por um lado, o Leverkusen se tem apresentado menos contundente, por outro, o Bayern vem protagonizando um dos melhores arranques da sua história. À 10.ª jornada, os Bávaros somam 26 pontos, fruto de 8 vitórias e 2 empates. Por isso, os Bávaros aparecem destacadíssimos como candidatos à conquista desta edição da Bundesliga, surgindo o Leverkusen em segundo, mas bem atrás:
- <b>Odds vencedor da Bundesliga 2024/25 na Solverde.pt</b>
- Bayern – <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/solverde/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic">1.04</a>
- Leverkusen – <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/solverde/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic">9.50</a>
Porém, embora sejam remotas as probabilidades de um bicampeonato, a equipa do Leverkusen quererá certamente repetir a presença na Liga Milionária. O próximo obstáculo é o Heidenheim. O embate está agendado para 23 de Novembro, realizando-se à mesma hora que o Dortmund vs Freiburg, dois conjuntos que concorrem pelo mesmo objetivo.
Na Liga Alemã, os Farmacêuticos ocupam o 4.° posto e não ganham há três jogos, período durante o qual marcaram somente um golo. Nas cinco partidas disputadas na BayArena, o Leverkusen ganhou por duas vezes, ao Frankfurt e ao Wolfsburg, sempre por um golo de vantagem. Empatou diante do Stuttgart e do Kiel, e perdeu contra o Leipzig, também pela margem mínima. Marcou dois ou mais golos em quatro ocasiões, mas sofreu pelo menos um em outras tantas.
Já o conjunto oriundo de Baden-Wurttemberg conta quase tantas derrotas como vitórias na atual temporada. Tendo feito a sua estreia na primeira divisão germânica na última época, o Heidenheim terminou num honroso 8.° lugar, que, por sua vez, valeu participação no play-off da Europa Conference League. Superado o Hacken, com duas vitórias em ambas as mãos, a campanha do Heidenheim na competição não tem sido de toda infrutífera. Na verdade, o clube alemão partilha a liderança da fase-liga, por exemplo, com Chelsea e Vitória SC, tendo vencido as três partidas que disputou.
Pelo contrário, é no plano doméstico que os resultados têm sido menos satisfatórios. As aspirações na Taça Alemã chegaram ao fim após eliminação diante do Hertha, e, no campeonato, o Heidenheim ocupa somente o 14.° lugar. Jogando fora de portas nesta competição, o Heidenheim derrotou o St. Pauli e ganhou ao Mainz, sempre por 0x2. Todavia, perdeu os três duelos restantes, sofrendo oito golos, porém marcando dois no terreno do Dortmund e outros tantos no reduto do ‘Gladbach.
Assim, o favoritismo do Bayer 04 Leverkusen diante do Heidenheim parece um dado adquirido. Contudo, os forasteiros tentarão certamente disputar o resultado – como, aliás, vem sendo sua característica habitual.
- <b>Total de Golos (+2.5): <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/solverde/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic" data-mce-fragment="1">1.35</a> – Solverde.pt</b>
Com o nosso código promocional Solverde, exclusivo para novos utilizadores, pode também arriscar um palpite. Crie uma conta de jogador e insira OJOGOBET no registo para 300% até 30€ em Free Bets.