
Alamy
Na Liga Portugal os Leões voltaram ao topo, e podem agora concentrar-se em emendar a mão na Prova Milionária.
Corpo do artigo
RB Leipzig vs Sporting: teste díficil para a equipa de Rui Borges
O Sporting vai uma vez mais a jogo na Alemanha para a Liga dos Campeões, depois de, nas duas últimas participações na prova, ter defrontado outros tantos conjuntos desse país. O adversário, inédito, é o RB Leipzig, que, em 2024/25, tem protagonizado campanhas aquém do habitual tanto a nível interno como europeu. Se os Leões quiserem apontar ao limiar dos 15 pontos tendo ainda em vista a qualificação automática para os oitavos, sabem de antemão que terão de vencer, mesmo que lutando contra a história e pisando o relvado de um estádio em cujas bancadas não estará a fiel falange de apoio verde e branca, fruto da interdição imposta pela UEFA.
Em 15 partidas disputadas em solo germânico, o Sporting venceu uma única vez, nomeadamente em Frankfurt, com Rúben Amorim ao leme. Curiosamente, os três golos apontados nesse jogo foram da autoria exclusiva de jogadores esquerdinos, os quais fazem ainda parte do plantel leonino. Contudo, um permanece lesionado; outro não conta como opção válida; e só mesmo Francisco Trincão, titular indiscutível, irá, ao que tudo indica, entrar em campo na Red Bull Arena.
Por outro lado, não obstante ter sido apenas fundado em 2009, o Leipzig já foi anfitrião de conjuntos portugueses em duas ocasiões, tendo recebido o FC Porto e o SL Benfica na Prova Milionária. Em 2017, derrotou os Dragões por 3x2, e, sensivelmente dois anos mais tarde, empatou a dois golos diante das Águias. Mas, no que se refere à presente edição da Champions, a prestação dos Touros Vermelhos tem sido paupérrima, pelo menos de um ponto de vista estritamente pontual. Aliás, a formação saxónia perdeu todos os jogos entretanto disputados, não somando nenhum ponto e estando já arredada de qualquer possibilidade de apuramento directo ou indirecto. No seu reduto, recebeu três oponentes na prova, tendo perdido sempre por um único golo de diferença. Apontou quatro tentos, tendo no entanto encaixado sete, quatro dos quais da autoria de pontas-de-lança adversários (Vlahovic, Darwin, Durán). De resto, cinco dos sete golos sofridos em casa pelo Leipzig tiveram lugar na segunda parte dos respectivos encontros.
Ao passo que, nas três partidas forasteiras até aqui realizadas na competição, o Sporting marcou sempre, embora só tenha vencido uma vez. Nessa condição, apresenta uma média exacta de um golo sofrido e uma média um pouco superior a um golo marcado por jogo. Não poderá contar com o guarda-redes Rui Silva, recém-chegado do Bétis mas não inscrito na Liga dos Campeões; no entanto, utilizado na última ronda da Liga Portugal, Daniel Bragança parece definitivamente apto a dar o seu contributo. Os Leões, de resto, desde que são treinados por Rui Borges, disputaram cinco jogos, tendo marcado 10 golos e sofrido 5.
Cumpre igualmente referir que, desde o arranque oficial da temporada, a equipa do RB Leipzig apontou 49 golos, e só ficou em branco em cinco ocasiões. Ainda assim, entre Champions e Bundesliga, os Touros Vermelhos sofrem golos há seis jogos, tendo em cinco dos quais encaixado dois ou mais tentos adversários. É verdade que a formação alemã obteve nove clean sheets em toda a época, o que significa que não sofreu qualquer golo num terço das partidas disputadas. Porém, consentiu nada menos do que 43 golos nesses 27 duelos que travou. Se ainda não é cliente, pode arriscar um palpite com o nosso código promocional Betclic, exclusivo para novos utilizadores. Aceda a Betclic.pt e insira JOGOVIP no registo para uma Aposta Grátis até 50€:
As duas equipas marcam
- Sim – <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betclic/Bookmaker/?acquisitionChannel=Organic">1.45</a>
Golos (Golos por equipa – Sporting)
- Mais de 1.5 – <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betclic/Bookmaker/?acquisitionChannel=Organic">1.80</a>
Ora, o que ficou dito acima parece reforçar a preponderância do papel a ser desempenhado por Gyokeres na Alemanha. Com cinco golos marcados, o avançado sueco é, a par de outros quatro atletas, o terceiro principal artilheiro da Liga dos Campeões. Além disso, apesar de poupado de início em Vila do Conde, entrou para disputar os derradeiros minutos do encontro frente ao Rio Ave, tendo voltado a fazer das suas. Marca há quatro partidas consecutivas, nas quais apontou seis golos, quatro dos quais fora de portas. Sendo que, neste novo ano, ainda não sabe o que é ficar em branco:
Marcadores
- Viktor Gyokeres – <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betclic/Bookmaker/?acquisitionChannel=Organic">2.00</a>