
Alamy
Cinco duelos da 2ª ronda da Liga dos Campeões com favoritos claros. Manchester City, Dortmund e Barcelona são algumas das equipas em vantagem.
Corpo do artigo
Champions com algumas goleadas em perspetiva
Embora o futebol seja rico em surpresas e em façanhas marcantes, esta segunda ronda da Liga dos Campeões apresenta alguns duelos em que as forças em jogo pendem claramente para um dos lados, em especial em cinco jogos que passamos a analisar e que este novo formato da competição acabou por ditar.
O Slovan Bratislava-Manchester City será uma estreia para os campeões eslovacos na Champions. As participações anteriores remontam à Taça dos Campeões Europeus, onde disputaram quatro ocasiões nas edições de 1956/57, 1970/71, 1974/75 e 1975/76, sem nunca se apurar, se quer, para a fase de grupos. Na primeira jornada deste novo formato competitivo, os eslovacos foram goleados na Escócia pelo Celtic (5-1), o que já diz bastante sobre as limitações de uma equipa mais habituada a jogar na Liga Europa ou na Liga Conferência.
O histórico de duelos com equipas inglesas é claramente negativo, registando-se apenas uma vitória contra o Tottenham (2-0), na Taça das Taças de 1962/63, antes de serem goleados em casa dos “spurs” por 6-0. Na fase de apuramento da Taça dos Campeões Europeus de 1975/76, o Slovan Bratislava venceu em casa o Derby County por 1-0, cedendo uma derrota por 3-0, em Inglaterra. Nos outros duelos com clubes ingleses, perdeu duas vezes com Wolverhampton e Chelsea, perdeu uma e empatou outra contra Aston Villa e Queens Park Rangers. Contra o Manchester City só um milagre permitiria aos eslovacos alcançar uma vitória.
Em 28 jogos contra equipas alemãs, o Celtic de Glasgow venceu apenas quatro e empatou cinco, perdendo em 19 ocasiões. Frente ao Borussia Dortmund regista-se apenas uma vitória (2-1) e três derrotas em quatro jogos na antiga Taça UEFA, de 1987/88 e 1992/93.
Em jogos na Alemanha, o emblema escocês nunca venceu, o melhor que conseguiu foram três empates em 14 encontros, pelo que uma vitória do Celtic em Dortmund seria uma página histórica para o clube. Nesta fase, os alemães estão bem mais apetrechados e a um nível mais elevado do que os escoceses, que correm atrás de um passado glorioso há anos e estão bem longe do nível que já exibiram nas competições europeias. Já o Dortmund vive um dos melhores momentos da sua história e é um dos emblemas mais fortes do atual futebol alemão, capaz de vencer qualquer adversário em qualquer ambiente, tal como o vem demonstrando na última década.
Esta será a segunda vez que Inter e Crvena Zvezda se defrontam nas competições europeias, com os italianos a levarem a melhor com uma vitória e um empate na edição de 1980/81 da Taça dos Campeões Europeus. De resto, o histórico contra equipas italianas é quase um desastre. Em 36 jogos, os sérvios venceram apenas 7, empataram 10 e perderam 19. Em Itália derrotaram apenas o Atalanta e o Chievo, pelo que só a muito custo vão conseguir arrancar uma vitória em Milão. Depois do jogo que o Benfica venceu (2-1), em Belgrado, ficaram à mostra as debilidades da equipa de Vladan Milojevic. Ainda que o Inter tenha perdido recentemente no dérbi com o Milan e que não atravesse um momento especialmente positivo, a mudança para o “chip” europeu deverá pesar e conduzir os italianos a um resultado positivo sem grandes sobressaltos, até porque este é um dos adversários que têm “obrigação” de vencer para se apurarem entre os oitos primeiros desta primeira fase da competição.
O Barcelona-Young Boys será um dos jogos mais desequilibrados desta segunda jornada, com os catalães claramente acima dos suíços. Aqui também, o histórico é favorável ao Barça, que venceu cinco, empatou um e perdeu dois jogos contra equipas suíças, mais precisamente FC Zurich e Basileia. O duelo contra o Young Boys será uma estreia entre as duas equipas. O péssimo arranque dos suíços esta temporada reforça ainda mais o favoritismo do Barcelona. Após sete jornadas, o Young Boys soma apenas uma vitória, três empates e outras tantas derrotas, soma seis pontos e está a oito do líder FC Zurich. A defesa é mesmo a segunda mais batida do campeonato com 15 golos sofridos, o que quando se conhece a qualidade dos avançados do Barcelona dirá muito sobre as hipóteses que os suíços têm de vencer.
Por fim, Liverpool e Bolonha defrontam-se pela primeira vez nas competições europeias e os ingleses são claramente favoritos, embora não se espere uma goleada. Os “reds” são os novos líderes da Premier League, perderam apenas uma vez, em Anfield, contra o Nottingham Forest (1-0), antes de irem a Milão vencer a equipa de Paulo Fonseca categoricamente (3-1), pelo que o momento de Diogo Jota e companhia não podia ser mais positivo, o português bisou até na recente vitória na Taça Carabao, contra o West Ham (5-1). Já o Bolonha arrancou mal a temporada, venceu apenas um jogo na Série A na última jornada contra o Monza (1-2), depois de dois empates consecutivos. Na Champions também não foi além de um empate contra o Shakhtar Donetsk (0-0), pelo que este jogo com o Liverpool surge na pior altura para os italianos, que ainda vão receber o Atalanta em casa, antes da jornada europeia.
Jogos com maiores favoritos e respetivas odds
Slovan Bratislava-Manchester City
Borussia Dortmund-Celtic
Inter de Milão- Crvena Zvezda
Barcelona-Young Boys
Liverpool-Bolonha
- <a href="https://www.ojogo.pt/codigo-promocional-betclic/" target="_blank" rel="noopener">Código promocional Betclic:</a> <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betclic/Bookmaker/?acquisitionChannel=Organic">JOGOVIP</a> | Aposta sem risco até 50 euros.
- <a href="https://www.ojogo.pt/codigo-promocional-betano/" target="_blank" rel="noopener">Código promocional Betano:</a> <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betano/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic">JOGOVIP </a>| 10 euros para apostar grátis + 100% de bónus até 50 euros
- <a href="https://www.ojogo.pt/codigo-promocional-solverde/" target="_blank" rel="noopener">Código promocional Solverde:</a> <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/solverde/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic">OJOGOBET</a> | 300% até 30 euros em free bets