
Alamy
Vítor Bruno leva o FC Porto à Liga Europa sem perder de vista o principal objetivo: vencer o campeonato português e garantir um lugar na Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
FC Porto na Liga Europa sem confundir prioridades
Vítor Bruno fez 100 dias à frente do FC Porto na receção ao Farense, desde a sua apresentação como sucessor de Sérgio Conceição do qual foi adjunto 12 anos, sete dos quais ao serviço dos azuis e brancos. Na conferência de Imprensa que antecedeu a receção aos algarvios, o treinador reduziu tudo a números muito simples sublinhando que “só” tinha feito cinco jornadas, além da Supertaça. Acrescente-se que nesses encontros ganhou um e perdeu outro jogo com o Sporting, ou seja, terá partido dele o travão a qualquer excesso, consciente daquilo que ainda tem a provar e do contexto em que se encontra.
É claro e se dúvidas houvesse, Vítor Bruno beneficia das boas graças dos adeptos nesta fase, conscientes das dificuldades em que o FC Porto se encontra depois da era Pinto da Costa. É unânime a forma inteligente com que a direção liderada por André Villas-Boas geriu o mercado de transferências, proporcionando a Vítor Bruno melhores reforços do que aquilo que seria de esperar, à partida. As expectativas para os lados do Dragão existem, sem qualquer dúvida, apesar da grande margem de manobra e da compreensão dos adeptos em caso de alguns passos em falso.
A derrota em Alvalade significou três pontos perdidos, mas encaixados com alguma naturalidade, não só por defrontar um concorrente direto na corrida ao título fora de casa e numa fase mais consolidada em termos daquilo que tem sido o trabalho técnico desenvolvido nos últimos anos por Rúben Amorim, como pela integração tardia dos reforços que chegaram ao Olival em cima do fecho de mercado. Para não falar da paragem para os compromissos internacionais da seleção, que atrasaram a integração de alguns internacionais entretanto convocados.
Apesar destas e de outras “atenuantes”, é certo que o FC Porto terá algumas obrigações e que numa temporada que coincide com a ausência da Liga dos Campeões, a Liga Europa surgirá como uma das competições em que serão aguardados com algumas expectativas, sobretudo depois do sorteio até nem ter sido muito desfavorável, pelo menos no papel.
Quarta-feira o Bodo/Glimt é o primeiro adversário e poucos serão os adeptos azuis e brancos que não apostariam desde já numa vitória. Seguem-se Manchester United, Hoffenheim, Lázio, Anderlecht, Midtylland, Olympiacos e Maccabi Tel Aviv e salvo em relação a ingleses e italianos é que os azuis e brancos não serão, à partida, claramente favoritos. Por isso, é inevitável partir para a Liga Europa com uma boa dose de favoritismo, pelo menos nesta primeira fase competitiva, que apura diretamente os oito primeiros de cada grupo para os oitavos de final.
Dito isto, será bom não perder de vista o principal objetivo dos dragões, que passa pela conquista do campeonato, ou no mínimo, por um lugar que garanta o acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, nem que isso obrigue a disputar um play-off que abras as portas da fase de grupos, desde que permita aos cofres do Dragão encaixar milhões essenciais à sobrevivência do clube, nesta altura. Será sempre com isto em mente e prioridades claramente definidas que Vítor Bruno entrará em prova na Liga Europa. Mesmo consciente das “obrigações” do FC Porto na Liga Europa e de haver concorrentes como Benfica e Sporting, em melhores condições para disputar o título de campeão nacional, Vítor Bruno nunca deixará de dar primazia à liga portuguesa.
Para já e em termos de Liga Europa, os azuis e brancos são favoritos, apesar de jogarem fora de casa. Espreite as odds do FC Porto vencer o Bodo/Glimt abaixo:
- <a href="https://www.ojogo.pt/codigo-promocional-betclic/" target="_blank" rel="noopener">Código promocional Betclic:</a> odds 1.90. <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betclic/Bookmaker/?acquisitionChannel=Organic">JOGOVIP</a> | Aposta grátis até 50 euros.
- <a href="https://www.ojogo.pt/codigo-promocional-betano/" target="_blank" rel="noopener">Código promocional Betano:</a> odds 1.95. <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betano/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic">JOGOVIP</a> | 10 euros para apostar grátis + 100% até 50 euros.
- <a href="https://www.ojogo.pt/codigo-promocional-solverde/" target="_blank" rel="noopener">Código promocional Solverde:</a> odds 1.92. <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/solverde/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic">OJOGOBET</a> | 300% até 300 euros em apostas grátis.