
Alamy
O Man. City atravessa o período de maior escassez de resultados desde que Guardiola chegou a Inglaterra, e perder frente aos Spurs pode deitar muito a perder.
Corpo do artigo
Man. City: domínio prestes a acabar ou apenas uma má fase?
Quando o Manchester City inaugurou a temporada de 2024/25, depois de alcançar um inédito tetracampeonato na Premier League, partia como principal favorito a uma nova conquista do campeonato, e também como um dos mais prováveis candidatos à vitória final na Champions. Contudo, as últimas semanas têm colocado seriamente à prova estas possibilidades; e, entre as lesões de Rúben Dias ou Rodri (este o mais recente vencedor da Bola de Ouro), e a aparente falta de alternativa viáveis, a equipa comandada por Pep Guardiola soma quatro derrotas no último quarteto de duelos, nos quais consentiu nada menos do que 10 golos.
Ainda assim, ao longo da sua carreira como treinador, não é a primeira (nem a segunda, nem a terceira) vez que Pep Guardiola sofre três ou mais desaires seguidos. Aliás, incluindo eliminações por grandes penalidades, nem sequer é a primeira vez que o antigo internacional espanhol consente quatro derrotas consecutivas – a primeira (e, até há bem pouco tempo, única) acontecera ainda ao comando do Bayern Munchen. É, porém, inédita semelhante série desde que, faz quase dez anos, assumiu o leme dos ingleses do Man. City. Uma série que, como em outras ocasiões, se estende a diferentes provas. Começou com a eliminação da Carabao Cup em Londres, diante do Tottenham, por 2x1, tendo a agonia posteriormente alastrado à Premier League, exatamente com o mesmo score, nas deslocações a Bournemouth e Brighton. Pelo meio, houve ainda retumbante derrota em Alvalade, no último jogo caseiro de Rúben Amorim como treinador do Sporting.
O próximo desafio, porém, terá lugar no Etihad, e logo frente aos Spurs, que precipitaram a atual seca de triunfos. O conjunto orientado por Ange Postecoglou não vence fora de portas na Liga Inglesa desde finais de Setembro, altura em que goleou em Old Trafford por 0x3. Esse foi mesmo, na verdade, o único triunfo forasteiro do Tottenham para o campeonato, sendo que, nas demais partidas, perdeu por três vezes e empatou em Leicester.
Na verdade, o United foi o único adversário contra o qual, na condição de visitante, o Tottenham logrou não sofrer qualquer golo, num duelo em que Bruno Fernandes foi expulso ainda antes do intervalo. Por sua vez, jogando em casa, o City venceu quatro dos cinco jogos entretanto realizados na Premier, tendo marcado dois ou mais golos em quatro ocasiões. Por sua vez, porém, foi somente na receção ao Southampton que os Citizens não consentiram qualquer tento.
Por outro lado, na Liga Inglesa, seis dos dez golos entretanto marcados pelo Man. City no seu estádio foram da autoria de Erling Haaland, que, após três jogos sem apontar qualquer tento, voltou a faturar na última ronda, tendo igualmente apontado quatro dos nove golos com que a seleção norueguesa devastou a Eslovénia e o Cazaquistão na Liga das Nações. Além disso, desde que chegou a Inglaterra, o avançado escandinavo defrontou por quatro vezes o Tottenham, invariavelmente para o campeonato. Apontou um total de três tentos – e, sempre que marcou, os Citizens venceram.
- <b>Marcadores: Erling Haaland – <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betclic/Bookmaker/?acquisitionChannel=Organic" data-mce-fragment="1">1.50</a> (Betclic.pt)</b>
Com o nosso código promocional Betclic, exclusivo para novos utilizadores, pode também arriscar um palpite. Crie uma conta, insira JOGOVIP no registo, e receba uma Aposta sem Risco até 50€.
A equipa do City entrará por isso em campo carregando o pesado fardo do conhecimento: perdendo, a discrepância pontual para o primeiro posto pode fixar-se nos 8 pontos, caso o Liverpool vença, um dia depois, no reduto dos Saints. Mais: não vencendo, os Citizens arriscam a aproximação do Chelsea e do Brighton, e ainda do Arsenal ou do Nottingham (dado que a equipa de Nuno Espírito Santos se desloca ao Emirates). Assim, apesar de seguir isolado na 2.ª posição, o conjunto orientado por Pep Guardiola pode, em caso de derrota, hipotecar de uma vez por todas as aspirações ao pentacampeonato. Além de que podem ficar comprometidas as chances de terminar a liga nos lugares de acesso direto à Champions League 2025/26 – até porque, na ronda subsequente, há uma deslocação a Anfield…
- <b>Premier League 2024/25 – Vencedor</b>
o Man. City – 3.00 (Solverde.pt)