
Alamy
Braga enfrenta a Roma na Liga Europa sem margem para erro, num duelo que pode decidir o futuro europeu de ambas as equipas.
Corpo do artigo
Uma Roma afundada na segunda metade da tabela da Série A e um Braga em crise de confiança, longe de se mostrar uma equipa consistente, este é o cenário que antecede o duelo entre os dois emblemas.
Na teoria, a Roma joga em casa e terá mais argumentos do que os minhotos, mas também luta com muitas dificuldades para se manter à tona na Liga Europa, onde soma apenas seis pontos – menos um do que os bracarenses – e não tem conseguido exibições convincentes. Derrotar o Braga pode mesmo revelar-se decisivo para os italianos continuarem a alimentar a esperança de permanecer nas competições europeias, porque a seguir aos bracarenses vem aí AZ Alkmaar e Eintracht Frankfurt, dois adversários com grande capacidade ofensiva.
A goleada ao Lecce (4-1) terá devolvido algum alento à Roma, que não tinha vencido qualquer um dos seis jogos que tinha tido em novembro (quatro derrotas e dois empates) e que corria atrás de uma vitória na Série A há quatro jornadas. Como se percebe, a situação dos italianos é periclitante e o Braga pode ter aqui uma oportunidade de ouro para vencer um adversário ferido, que tem sido arrasado pela crítica na Imprensa transalpina e que estará mais ao alcance do que nunca.
Mas para que tal aconteça, os minhotos não poderão repetir os mesmos “pecados” que os têm penalizado nos últimos jogos, onde têm dado uma imagem pouco consistente. No campeonato, contra o Sporting perderam 4-2, depois de terem estado a ganhar por 2-0, e na última jornada contra o Estoril também não souberam gerir uma vantagem de dois golos e cederam um empate (2-2) em casa.
Contudo, mesmo com o mau momento que a Roma atravessa, a nossa análise aponta os italianos como principais favoritos à vitória.
Vencedor do jogo
- Roma – <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betclic/Bookmaker/?acquisitionChannel=Organic">1.69</a> (Betclic)
No campeonato, o quarto lugar está a três pontos e é ocupado por um sensacional Santa Clara, pelo que a temporada está longe de ser um sucesso e as perspetivas de que a Liga Europa pudesse servir para “disfarçar” o cenário estão longe de ser uma realidade. O Braga tem muito pouca margem de manobra contra a Roma e uma derrota ameaça deixar a equipa de Carvalhal numa situação complicada para continuar em prova. Isto porque segue-se o Union St. Gilloise e uma nova viagem a Roma para encerrar esta fase contra a Lázio, adversário que luta atualmente pelo pódio na Série A.
Bruma (5 golos e 4 assistências), Ouazzani (4 golos), André Horta (3 assistências) e as exibições regulares de Zalazar, João Moutinho e Gharbi têm evitado, ainda assim, o pior para os “guerreiros”, que procuram alcançar mais consistência e uma confiança que lhes permita estar em campo sem ser sobre brasas e com discernimento suficiente para convencer os seus adeptos.
Na Roma, o ucraniano Dovbyk soma quatro golos e será um dos poucos argumentos para o ataque, setor onde os italianos têm tido muitas dificuldades para fazer a diferença, com 18 golos marcados em 15 jornadas e 21 sofridos. Na defesa, nem a chegada de Hummels (Borrussia Dortmund), Angelino (Leipzig) ou de Mário Hermoso (A. Madrid) serviu para afastar os golos dos adversários. Os 23 milhões gastos em Le Fée (Rennes) ou os 25,6 milhões aplicados na contratação de Matias Soulé à Juventus tardam a dar resultados. E apesar do cenário pouco favorável, ainda assim se espera que a Roma seja a primeira a marcar neste encontro.
Equipa a marcar o primeiro golo
- Roma – <a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betclic/Bookmaker/?acquisitionChannel=Organic">1.50</a> (Betclic)
Se utilizar o código promocional JOGOVIP na Betclic, pode receber uma aposta sem risco até 50 euros.