
Alamy
A Derrota do Besiktas na Primeira Jornada da Liga Europa 2024/25, o Papel e a História dos Portugueses nas Águias Negras, e o Prognóstico Besiktas vs Frankfurt
Corpo do artigo
Ajax vs Besiktas: Rafa e João Mário elevaram qualidade dos Turcos?
A primeira jornada da Liga Europa 24/25 trouxe-nos um Ajax vs Besiktas em Amesterdão. De um lado, um dos mais respeitados emblemas do futebol europeu, vencedor da Liga dos Campeões ou Taça dos Campeões Europeus em quatro ocasiões. O clube neerlandês ganhou inclusivamente uma Liga Europa, em 1991/92 (à data, Taça UEFA). Do outro, um dos crónicos candidatos à conquista da Liga Turca, treinado desde o início desta temporada por um homem dos Países Baixos: Giovanni van Bronckhorst, que, na sua ainda curta carreira como treinador principal, levou em 2016/17 o Feyenoord à primeira conquista da Liga Holandesa em dezoito anos.
O clube sediado em Istambul tem sido, nos últimos quinze anos, ponto de passagem habitual para velhos conhecidos do futebol português, tais como Ricardo Quaresma, Hugo Almeida, Vincent Aboubakar, Manuel Fernandes e Simão Sabrosa. Mais recentemente, outros lhes têm seguido as pisadas. Gedson Fernandes, antigo médio encarnado, vai na terceira época consecutiva a jogar pelas Águias Negras; Al-Musrati, vencedor de uma Taça de Portugal e de uma Taça da Liga pelo Braga, mudou-se este ano em definitivo para a Turquia depois de meio ano ali emprestado; e Cher Ndour, que ganhou uma Youth League pelo Benfica, está no Besiktas por empréstimo do PSG.
Já as recentes chegadas de Rafa Silva e João Mário à Turquia fizeram, por sua vez, correr muita tinta. O primeiro estreou-se no jogo da Supertaça contra o Galatasaray, marcando e assistindo. Aliás, leva quatro golos e três assistências em nove partidas. O segundo transferiu-se mais tarde e só realizou dois jogos, mas assistiu para golo na última jornada do campeonato. Ora, Rafa foi titular em Amesterdão, mas João Mário não saiu do banco. Teria a experiência do campeão europeu por Portugal sido suficiente para influenciar o curso dos acontecimentos?
De resto, não foi a primeira vez que Ajax e Besiktas se defrontaram em provas da UEFA. Acontecera por seis vezes, e o clube de Amesterdão ganhara sempre. Nas partidas em solo holandês, marcara invariavelmente dois golos em cada uma. Assim, de um ponto de vista histórico, a equipa da casa era favorita a vencer o jogo, e não desiludiu: triunfo por contundentes 4x0.
A formação do Besiktas tinha, ainda assim, demonstrado alguns trunfos ofensivos. Antes de alcançar a fase final da Liga Europa 24/25, digladiara-se com o Lugano, marcando três golos fora de portas e um total de oito na eliminatória. Enquanto que o Ajax tinha recebido o Vojvodina, o Panathinaikos e o Jagiellonia. Só sofrera um golo, porém suficiente para que saísse derrotado contra o conjunto grego. Numa partida na qual desperdiçaram diversas ocasiões para marcar, os jogadores do Ajax consentiram um tento perto do final do encontro, depois de um tiro desfechado perto da marca de grande penalidade. O que podia ter sido indicativo de potenciais oportunidades de golo para jogadores como Rafa, Gedson ou Ciro Immobile, que esta época já fez o gosto ao pé por oito vezes num total de nove jogos. Por seu turno, o Besiktas tinha sofrido três golos na Suíça, revelando-se vulnerável às triangulações adversárias. Fatidicamente, as Águias Negras foram mesmo presa fácil diante das incursões de Brobbey, Godts, Traoré, e restante comitiva.
Agora, segue-se uma receção ao Frankfurt em Istambul, com a certeza de que um novo desaire comprometerá seriamente as eventuais aspirações de qualificação direta para o Besiktas. Por seu turno, a equipa alemã, que apresentava um registo caseiro imaculado na presente temporada, consentiu um empate no seu estádio diante do Plzen, depois de estar a vencer por dois golos de diferença. Uma demonstração de fragilidade que Rafa, João Mário e Cia. podem perfeitamente aproveitar para resgatar as Águias Negras das cinzas. Uma partida na qual será expectável que ambas as equipas marquem, e que haja pelo menos três golos. Poder-se-á assim dizer que se trata de um jogo de tripla, e as odds Betano sugerem isso mesmo:
- <p><b>Ambas as Equipas Marcam: </b><a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betano/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic"><b>1.50</b></a></p>
- <p><b style="font-size: 16px;">Total de Golos (+2.5): </b><a href="https://ojogo.media-partners.io/goto/betano/Bookmaker/?country=pt&acquisitionChannel=Organic"><b style="font-size: 16px;">1.60</b></a></p>
Utilize o nosso código promocional da Betano para novos utilizadores, e receba um bónus de 100% até 50€ +10€ freebet no primeiro depósito. Insira JOGOVIP no registo e ative o bónus, que deve ser jogado em odds de valor igual ou superior a 2.00.