
Alamy
A Carreira de João Félix, a sua Contratação pelo Chelsea, e as Odds dos Blues ganharem a Premier League 2024/25
Corpo do artigo
João Félix: renascer como jogador ou mais uma transferência que tem tudo para correr mal?
João Félix protagonizou uma das mais avultadas (e contestadas) transferências da história do Futebol. Orientado por Bruno Lage no Benfica, venceu a Liga Portuguesa, protagonizou exibições vistosas na Liga Europa, e foi distinguido com o prémio Golden Boy. Daí que os responsáveis do Atlético Madrid tenham decidido desembolsar mais de 120 milhões de euros pelo jovem avançado português.
Uma Carreira Inconstante
Ao longo de três temporadas e meia na capital espanhola, Félix partilhou balneário com Griezmann, Luis Suárez e Koke; conquistou um campeonato; marcou golos e fez assistências… mas nunca justificou o montante investido pelo seu passe. Desde logo, não mais evidenciou a veia goleadora que revelara de águia ao peito. Além disso, em campo, dele se dizia frequentemente não encaixar no modelo de jogo preferencial de Simeone.
Acabou por não se impor como titular incontestável, e, carregando o peso de um investimento altíssimo, seguiu emprestado para o Chelsea por meia época, completando a seguinte em Barcelona. Mais uma vez: esteve em campo com grandes craques; foi inclusivamente dos jogadores mais utilizados do plantel blaugrana; marcou e deu a marcar. Só que tudo se resumiu a uns fogachos. Não logrou convencer treinadores, teve uma noite para esquecer diante da França no Euro 2024, e a sua carreira ameaçava deslizar a toda a velocidade em sentido descendente…
…Ou, pelo menos, disso estávamos quase todos convencidos.
Uma Nova Oportunidade
Na sua primeira passagem por Londres, João Félix envergou a camisa do Chelsea em 20 jogos, distribuídos por Liga dos Campeões e Premier League. Foi, aliás, nesta prova que marcou todos os seus 4 golos pelos Blues. Demonstrou de novo uma especial aptidão para desempenhar as funções de segundo avançado e falso ponta-de-lança. E foi precisamente na exploração do espaço entrelinhas que o jogador português mais se evidenciou em termos de produção ofensiva.
Talvez por isso os dirigentes do clube londrino tenham acreditado que Félix merecia uma nova oportunidade, contratando-o a troco de 52 milhões de euros. O Atleti pôde reaver parte do montante gasto em 2019, o jogador tem a chance de um recomeço, e os Blues juntam às suas fileiras mais um avançado jovem e talentoso. Contudo, atendendo à presença de tantos jogadores de ataque no plantel, será que o ingresso no Chelsea foi mesmo a melhor opção para relançar a carreira?
Uma Estreia Promissora
Será difícil imaginar que João Félix tenha lugar imediato no “onze” titular. Primeiro, porque, apesar da desastrosa prestação colectiva na primeira ronda da Premier League contra o City, Madueke se mostrou em muito bom plano no jogo seguinte, diante do Wolverhampton, apontando um hat-trick. Segundo, porque, podendo render Mudryk na ala esquerda, convém não esquecer que o Chelsea desembolsou pelo extremo ucraniano uma quantia significativa, pretendendo por isso rentabilizar o investimento. E quanto a “Cold” Palmer, bem… digamos que tem sido, apenas e só, o melhor jogador dos Blues.
Restaria apenas disputar o lugar de Nicolas Jackson – e foi precisamente nessa condição que fez a sua estreia na nova temporada. Entrando em campo para substituir o goleador senegalês e disputar os derradeiros 25 minutos da partida, João Félix aproveitou pouco depois algum espaço concedido à entrada da área e, a passe de Pedro Neto, desfechou um tiro certeiro para o ângulo superior da baliza adversária. Com partida agendada na jornada que se segue diante do Crystal Palace, cuja equipa tem evidenciando graves debilidades de organização e ainda não triunfou no campeonato, será o jovem português capaz de repetir a dose?
As odds do Chelsea na Premier League
Apesar das fragilidades defensivas patentes nos dois primeiros jogos da Premier League 2024/25, a equipa do Chelsea parece estar mais devidamente entrosada, e os homens da frente, numa tarde inspirada, facturaram por seis vezes contra o Wolves. Talvez não por acaso, as probabilidades da equipa de Enzo Maresca vencer o campeonato subiram, e, na Solverde Apostas Desportivas, os Blues saltaram mesmo para o 4.° lugar na lista de maiores candidatos, com odd de 23.00. Já na Betclic a odd do Chelsea surpreender tudo e todos é de 25.00. Será a nova equipa de João Félix capaz de capitalizar e intrometer-se na disputa por um troféu que lhe foge desde 2017?